São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

A PERGUNTA DA SEMANA

O latim deve ser mantido nos boletins de ocorrência feitos pela polícia paulista?

SIM
Por que não manter nos boletins de ocorrência as expressões consagradas em latim, colocando-se entre parênteses a tradução para o vernáculo ("Novo chefe da polícia vai proibir latim em registros", Cotidiano 11/1)? Os termos em latim apontam com precisão para um dado relevante que fundamenta um ato jurídico. Creio que todos teríamos a ganhar se o latim fosse mantido nas ocorrências e se fosse incluída sua tradução nos registros.
FRANCISCO FARIA
(São Paulo, SP)


NÃO
Concordo com o veto ao latim nos BOs. Dificilmente o povo, que é o usuário primordial do serviço policial, compreende os termos. Os registros ficariam mais claros se escritos essencialmente em português. E, já que a intenção da polícia é se tornar mais objetiva, ela poderia aproveitar e melhorar o atendimento ao cidadão. O latim deveria, sim, voltar a ser ensinado em escolas públicas, para entendermos melhor a origem de nossa língua e de nossa cultura.
CLOVIS REHDER DE OLIVEIRA
(São Bernardo do Campo, SP)



Texto Anterior: Tuitadas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.