São Paulo, domingo, 19 de junho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CARTAS

Ciclistas
O respeito no trânsito é, na prática, proporcional ao tamanho do veículo: quem passa na frente é o caminhão, o ônibus, depois o carro, e por aí vai. Nem o pedestre respeita o ciclista, pois quando você vem pela rua e o pedestre te vê, ele atravessa e não te respeita. A morte do ciclista e empresário Antonio Bertolucci não foi um acidente. Foi resultado da falta de bom-senso, falta de educação no trânsito, falta de respeito pela vida, falta de noção que alguém pode morrer por causa de um simples descaso pelo próximo. Quando é que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai perceber que o trânsito paulistano não é feito só por veículos motorizados? Ciclistas e pedestres também fazem parte do trânsito. A cidade de São Paulo é muito hostil aos ciclistas e pedestres, mas podemos mudar essa situação.
RICARDO CORBETTA (São Paulo, SP)

Battisti e Bolívia
Então ficamos assim: o governo brasileiro, alegando seu direito à soberania, não devolve o terrorista italiano Cesare Battisti à Itália, e o governo boliviano, sob a mesma alegação, não devolve nossos carros roubados.
ADAUTO FOGAÇA (Osasco, SP)

Juros
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu elevar a Selic, taxa básica de juros, para 12,25% ao ano. Em nota, os membros do Copom afirmaram, vejam só, que os efeitos na contenção da inflação são incertos. Porém, como todos sabemos, os ganhos dos bancos com os títulos da dívida pública, de emissão do Tesouro Nacional, são certos e garantidos. Mais um motivo para o Congresso Nacional fazer a esperada reforma econômica.
OSMAR ALVES FARIA (Uberlândia, MG)

Mudança
A cidade de São Paulo está à beira de um colapso nos setores de transporte, saúde, segurança, habitação, desenvolvimento etc. As pessoas que aqui vivem estão sofrendo por demais com tudo isso. Os moradores estão estressados, angustiados, depressivos, têm doenças respiratórias, problemas de coração e, principalmente, estão cansados.
Alguma medida, em caráter de urgência, tem de ser tomada. Por que não mudar a capital para o interior do Estado? São Paulo precisa descentralizar-se. Imaginem se a capital federal ainda estivesse no Rio de Janeiro.
A construção de Brasília gerou muitas dúvidas e polêmicas, mas hoje se conclui que foi a solução correta a ser tomada. São Paulo também precisa de uma solução semelhante.
MARTA LUCIA DIAS OLIVEIRA (São Paulo, SP)


Próximo Texto: O assunto é: Gastos da Copa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.