São Paulo, domingo, 19 de dezembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEMANA DO LEITOR

leitor@uol.com.br

Cartas

Lei de Murphy
A Lei de Murphy existe, posso provar. Começo esta missiva com um aperitivo. Recebo "O Globo" e a Folha como assinante. Na quinta, o exemplar de "O Globo" veio presenteado com fezes de pombo.
Foi o aperitivo. Depois, às 11h30, fui ver se a Folha já havia chegado e... o motoqueiro responsável (?) pela entrega, no momento em que eu me dirigia ao espaço destinado ao jornal, lançava-o por entre as grades do portão (numa mira admirável). E o dito exemplar veio chocar-se contra a minha canela esquerda. Como diria Edson Arantes do Nascimento: "Entende?".
Sei (acho) que receberei uma resposta da ombudsman dizendo-me que ele (ela, perdão) não tem nada a ver com a entrega etc.; o Serviço de Atendimento ao Assinante me pedirá desculpas, dirá que as providências serão tomadas e pedirá que eu anote um longo número de protocolo (que usarei para jogar na megassena) etc.; e a coluna do leitor (provavelmente) não publicará esta missiva, a não ser que seja de interesse humorístico.
É isso. Boa quinta-feira para todos.
PS: Contrariando, aparentemente, a Lei de Murphy, recebi resposta da ombudsman (why not ombudswoman?). Nem tudo está perdido.
LUIZ FELIPE BARROS MARTINS RODRIGUES (Rio de Janeiro, RJ)

UNE
A indenização que Lula vai pagar à UNE deveria ser eleita "a aplicação do ano" ("UNE recebe R$ 30 milhões de indenização do governo", Poder, 17/12).
Deverá render a ele, ao longo desses próximos quatro anos, incomensuráveis dividendos políticos. E uma verdadeira fábula em 2014, quando ele poderá resgatar o seu investimento.
Foi uma jogada de mestre, especialmente porque foi feita com o nosso dinheiro.
RONALDO GOMES FERRAZ (Rio de Janeiro, RJ)

Sem teto
Na segunda-feira, dia 13, foi desocupado um prédio do INSS no centro do Rio pelo Batalhão de Choque da PM. Homens, mulheres e crianças foram expulsos de forma violenta. Gás pimenta, balas de borracha, bombas de efeito moral e cassetetes foram usados contra os que apoiavam a luta de 23 famílias de sem teto.
Censo de 2007 do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome mostrou que o número de imóveis vazios é maior que o deficit habitacional do país. Em São Paulo, são 420 mil imóveis desocupados. No Brasil, 6 milhões.
Imóveis vazios do Estado devem ser ocupados por famílias comprovadamente de sem teto.
Não se podem tratar famílias que lutam por dignidade como caso de polícia. A Constituição diz que moradia é um dos direitos fundamentais das pessoas.
EMANUEL CANCELLA (Rio de Janeiro, RJ)


Próximo Texto: O assunto é: Casa de ferreiro, espeto de pau
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.