São Paulo, domingo, 29 de maio de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CARTAS

Salário de PMs
A leitura da reportagem sobre salários irregulares recebidos por policiais militares (Cotidiano, 23/ 5) me leva a apontar que: 1) Se o Estado já sabia da irregularidade em 2007, por que não suspendeu o pagamento desses salários?; 2) É estranho que a folha de pagamento da Polícia Civil seja feita pela Fazenda, enquanto pagamentos na PM sejam realizados por meio de contracheques enviados pelos próprios servidores-beneficiários e "sem nenhuma conferência"; 3) Causa espanto ainda que os prejuízos estimados em R$ 200 milhões sejam arcados pelo Estado, porque não haverá obrigatoriedade na devolução do dinheiro sob o argumento de não ter havido indícios de má-fé nem dolo dos responsáveis.
ANTONIO SOARES (Sorocaba, SP)

MEC
O sujeito e seu posicionamento no mundo não dependem simplesmente de falar e escrever "certo ou errado", de acordo com regras gramaticais, mas de saber usar a língua de forma adequada em cada situação em que se encontra e em cada meio (canal de comunicação) no qual está inserida a sua fala (escrita ou oral). Escrever, como fez a leitora Dalva Teodorescu ("Semana do Leitor, 22/5), que livro do MEC "está se lixando" faz parte de um discurso oral manifestado na escrita.
ANGELA MARIA TENÓRIO ZUCCHI , doutora em linguística e professora de italiano (São Paulo, SP)

Copa
Está desenhada a repetição, para a Copa (2014) e a Olimpíada (2016), do que ocorreu na preparação dos Jogos Pan-Americanos. As obras de infraestrutura são orçadas e, licitadas ou não, terão atrasos. Depois, serão generosamente reajustadas, sob o pretexto de que não podem parar, mesmo com desaprovação do TCU. Daí os contumazes aproveitadores e os detentores do poder se locupletarem.
HUMBERTO SCHUWARTZ SOARES (Vila Velha, ES)

HPV
A vacina contra o HPV (Saúde, 26/5) pode dar a falsa sensação de segurança, capaz de levar a uma diminuição do rastreamento do câncer de colo de útero por meio do papanicolau e do uso de preservativos (com a probabilidade do aumento de gravidez não desejada e de DSTs). Trata-se, portanto, de uma vacina incompleta e que não imuniza contra o câncer, além de limitar-se à faixa etária de até 26 anos.
CLEOMENES BARROS SIMÕES (Guarulhos, SP)

Impostos
A prática de tratar o ICMS como sua própria base de cálculo em notas fiscais é algo surreal previsto na Lei Complementar 87/96. Mas daí o STF entender que isso não pode ser considerado bitributação ou mesmo afronta ao princípio constitucional da não cumulatividade, é demais para qualquer contribuinte desse imposto.
MARCOS A. PAULINO DA SILVA (Brasília, DF)


Próximo Texto: O assunto é Código Florestal
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.