São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A PERGUNTA DA SEMANA

Foi correto o entendimento do STF sobre a Ficha Limpa?

Filippo Monteforte-27.out.10/France Presse
Bento 16 na praça São Pedro

SIM
Parece que, finalmente, a Ficha Limpa começa a tomar corpo. Mas, depois de solidificada, há necessidade de ser estendida aos partidos, pois não se justifica que eles não façam uma triagem em seus candidatos, já que são coniventes com esse estado de deterioração. A penalidade não pode atingir só o candidato. O partido é corresponsável e merece também punição -como no caso de Tiririca, candidato que foi manipulado pelo partido, obviamente, com segundas intenções. Assim teríamos mais moralização nas candidaturas.
JOÃO ROBERTO GULLINO (Petrópolis, RJ)

NÃO
Ninguém deseja um ficha-suja, e isso é insofismável e verdadeiramente axiomático. A sociedade, ávida por justiça, está confundindo aceitar o ficha-suja com quebrar o máximo princípio constitucional de que a culpa existe somente após a derradeira e inapelável condenação. A fim de limpar a imagem do STF, e com ideia justiceira, alguns ministros atropelaram princípios do Estado de Direito. Pode-se não gostar de Gilmar Mendes, mas ele está certíssimo, e fez uma defesa lúcida da Constituição. Melhor seria se estivesse equivocado sobre as futuras consequências.
FÁBIO SIQUEIRA FERREIRA (Uberaba, MG)



Texto Anterior: O assunto é: Religião e eleições
Próximo Texto: Tuitadas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.