São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Pé na cozinha

por RENATA SIMÕES

Ele leva uma malinha extra só para trazer temperos de qualquer viagem que faça: "Esse é o segredo de qualquer prato", diz. Gourmet autodidata, o apresentador do "Fantástico", 45, confessa que já teve de caçar ?visitas que topassem experimentar seus quitutes. "Meus amigos brincam que foram cobaias do chef que me tornei", conta. As especialidades do apresentador, cozinheiro e viajante -que está dando a volta ao mundo pela segunda vez- são cuscuz marroquino e comida tailandesa, da qual é fã pelo sabor apimentado. Foi na Tailândia, ?aliás, que Zeca fez seu único curso de culinária. "Bangcok é uma cidade gastronômica e a comida é fácil de preparar."

Ele se lembra da cozinha como parte da rotina da família mineira. "Na casa da minha avó, em Uberaba, era eu que escolhia e matava as galinhas servidas no almoço." Nessa época, Zeca tinha dez anos. Só voltou ao mundo das panelas adulto, depois das viagens e das iguarias que conheceu.

Ele prova de tudo. Nem sempre repete o prato, mas aproveita para aprender a fazer durante as gravações. Cozinhar é uma maneira de relaxar e homenagear quem se gosta, diz. "Acho gentil e generoso."

Texto Anterior: POP UP: Paula Rita Saady, por Camila Yahn
Próximo Texto: VINTAGE: Silvio de Abreu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.