São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA DATAFOLHA

Figurinhas Paulistanas

Qual personalidade tem a cara de São Paulo? Pela quarta vez, o Datafolha repetiu a pergunta aos moradores da ?cidade. O resultado foi semelhante ao obtido em anos anteriores: as respostas são tão sortidas que ninguém ?conseguiu quórum suficiente para levar o título. Serafina destaca alguns dos nomes citados pelos paulistanos


NÃO SEI 13%

Como aconteceu nos anos anteriores em que a pesquisa foi realizada (2000, 2001 e 2003), a maioria dos paulistanos ouvidos pelo Datafolha continuam sem saber qual personalidade representa a cidade. Mas, ao comparar os resultados, a indefinição diminuiu. Em 2000, 30% responderam "não sei" à pergunta. Em 2001, foram 25% e, em 2003, 26%. Neste ano, ainda que representem a maior parte, apenas 13% não souberam dizer quem é a cara de São Paulo.

SILVIO SANTOS 8%

Com essa porcentagem, o dono do SBT não pode ser considerado a cara da cidade, mas a pesquisa mostra que ele é um dos mais lembrados. Foi citado nas quatro pesquisas. Em 2000, o carioca foi escolhido por 4% como a imagem da cidade. Tanto em 2001 quanto em 2003, ficou com 5%. Desta vez, ele aparece entre os nomes mais lembrados, com 8%.

GILBERTO KASSAB 5%

Desconhecido dos paulistanos nas pesquisas realizadas até 2003, o prefeito, que assumiu a administração de São Paulo em abril de 2006, substituindo José Serra, aparece pela primeira vez no ranking, como o segundo nome entre os mais citados.

GUGU LIBERATO 4%

Citado por 1% dos entrevistados nas três ocasiões anteriores, o apresentador do "Domingo Legal", do SBT, prova que sua popularidade está em curva ascendente: é considerado a cara de São Paulo por 4%.

ANA MARIA BRAGA 4%

Todo dia ela faz tudo sempre igual: às 8h já está na tela da Globo ensinando receitas. Isso é suficiente para que a apresentadora, que atualmente comanda seu programa "Mais Você" direto do Rio, seja considerada a cara de São Paulo por 4% dos paulistanos. Na Globo desde 1999, ela não foi citada nas pesquisas de 2000 e 2001. Em 2003, foi lembrada por 1%.

MARTA SUPLICY 3%

A ex-prefeita ainda tem sua imagem associada à cidade para 3% dos entrevistados. Em 2000, quando venceu a eleição municipal, seu nome foi mencionado por apenas 1%. No ano seguinte, conseguiu o seu melhor índice na pesquisa: 7%. Em 2003, seu penúltimo ano de mandato, foi lembrada por 4% como a cara de São Paulo.

ANA HICKMANN 2%

Ainda que a modelo e apresentadora seja gaúcha, foi considerada a cara da cidade por 2%, o que a equipara na pesquisa ao governador do Estado e ex-prefeito José Serra. A apresentadora do programa "Hoje em Dia", da Rede Record, mora em São Paulo há 13 anos e não tinha sido apontada nas pesquisas anteriores.

JOSÉ SERRA 2%

O governador do Estado nunca havia sido lembrado. Aparece neste ano pela primeira vez, com 2% das menções, empatado com Paulo Maluf e com outros nomes bem mais improváveis: Claudia Raia, Tony Ramos e Juliana Paes -que nem paulistanos são. Hebe Camargo, citada em anos anteriores com porcentagens entre 2% e 3% (desta vez ficou com 2%), está representada na seção Vintage (pág. 42).

PAULO MALUF 2%

Os números da pesquisa contam uma história de esquecimento. Em 2000, o ex-prefeito aparecia entre as personalidades mais citadas na pesquisa, com 11%. O índice oscilou em 2001, mas ele continuava em alta, com 10%. Em 2003, apareceu com 8%. Em 2009, três anos depois de ser eleito deputado federal (PP-SP), Maluf é a cara da cidade para apenas 2% dos entrevistados.


Texto Anterior: TESTE DE DNA: Casa dos artistas, por Ana Ribeiro
Próximo Texto: CAPA: Velha infância por Marcos Augusto Gonçalves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.