São Paulo, Domingo, 26 de Fevereiro de 2012

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FINA

Xing ling MTV

por Adriana Küchler

Chinesa que dirige o canal musical na potência asiática explica como faz para exibir o rock sem sexo nem drogas

Afobada e rindo, Yan Mei, 56, atende o telefone. Acabou de chegar em sua casa, me avisa, e precisa ir ao banheiro. Minutos depois, quando ligo de novo e o assunto muda de toalete para censura, a senhora engraçada também muda e fica séria. "Tem coisas que não posso falar, ao menos não por telefone. Você vai ter que procurar na internet."

Inovação e caretice (ou modernidade e tradição) se misturam no discurso da mulher que representa o conglomerado de mídia americano Viacom na China e é diretora-gerente da MTV e do canal Nickelodeon na potência asiática.

Yan Mei chega ao Brasil nesta semana para participar do RioContentMarket, evento do mercado audiovisual que acontece entre os dias 29/2 e 2/3.

O assunto do qual ela tenta escapar é um tanto privado: o pai de Yan Mei, Yi Mei, foi chefe de propaganda do governo comunista de Mao Tse-tung -e o responsável pela transmissão radiofônica do discurso em que Mao anunciava para o mundo a fundação da República Popular da China, em 1949.

Na prática, Yi era quem dizia o que era ou não notícia ou que informações mereciam ser divulgadas. Não existiam desastres na China de então.

"Naquela época, o país estava completamente isolado. Hoje, faz parte do mundo, e não só economicamente. Então, você não consegue mais manter aquele controle, aquela mentalidade paranoica", explica Yan.

sem palavrões

"A censura não é como vocês do Ocidente imaginam. E, além de tudo, um canal de entretenimento não passa pelas mesmas situações [de censura] que canais de notícia passam."

Ainda assim, ela tem que adaptar os produtos internacionais para os padrões locais. O tripé sexo, drogas e rock'n'roll fica capenga na MTV chinesa.

No canal musical, só é proibido proibir o rock. "Temos muito cuidado com as letras das músicas. Não promovemos drogas, coisas más e palavrões. Mostramos que os jovens podem se divertir sem beber."

Reality shows (com adolescentes grávidas ou a vida dos "teens" ricos, como os da versão americana do canal) ficam de fora da programação.

Um dos hits da MTV local é um programa que revela novos talentos, no melhor estilo "American Idol" e com o sugestivo nome de "Seja Você Mesmo".

A ideia do show surgiu depois da abertura da Olimpíada de Pequim, em 2008, quando uma menina bonitinha foi dublada por outra mais afinada (mas menos apresentável).

"Os jovens daqui também gostam de Lady Gaga, Adele e Beyoncé", diz Yan. "Mas também querem ter ídolos locais."

"Gostaria que a cultura chinesa fosse mais difundida, mas é difícil. Nas artes, diferentemente da economia, a China não é agressiva nem cosmopolita. Culturalmente, ninguém aqui parece querer conquis- tar o mundo."


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