São Paulo, domingo, 30 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE DNA

Família em close

por GABRIEL PENNA

Ricardo foi o fotógrafo oficial do ex-presidente Lula. o irmão Roberto Filho o sucede, agora com Dilma Roussef. A trajetória da quarta geração de fotógrafos da família Stuckert enche de orgulho Roberto, o pai e mentor, e Adolfina, a mãe coruja

ROBERTO STUCKERT, 67, FOTÓGRAFO
Quem é o melhor fotógrafo da família? O melhor foi meu pai, Eduardo Roberto Stuckert, fotógrafo do Globo. Agora a bola da vez é o Roberto, que está com a Dilma. Antes foi o Ricardo, com o Lula. Tem sempre um Stuckert na crista da onda.

Nasceu Stuckert, virou fotógrafo? Não é assim. As noras já tentaram usar o nome e não deu certo. Tem que ser discreto, observador, fiel. Mas todo neto meu, em vez de uma chupeta, ganha uma câmera de borracha.

O que disse aos filhos quando decidiram seguir o pai? Primeiro, tem que fazer um curso superior. E se for para ser fotógrafo mesmo, tem que ser melhor que o pai e o avô.

ROBERTO STUCKERT FILHO, 43, FOTÓGRAFO
Em que você gostaria de ser mais parecido com seu pai? Queria ter a inteligência dele. Nunca fez curso e fala cinco línguas, algumas fluentemente.

Qual foi o melhor conselho que ele lhe deu? Tentar sempre fazer melhor do que ele fez.

E sua mãe, também dá conselhos? Deu até para as noras dela. Antes de casar, ela as chamou pra conversar e explicou como é ser mulher de fotógrafo...

Quais as diferenças entre você e seu irmão? Tirando o trabalho, somos completamente diferentes. Sou mestre de capoeira, ele corre e anda de bicicleta. Gosto de churrasco e fazenda, ele fica mais em casa. Eu tomo vinho e ele não bebe nada.

ADOLFINA STUCKERT, 63, DONA DE CASA
Qual dos dois filhos se parece mais com você? Roberto. Ele também é um pouco mais na dele, como eu. Mas os dois têm personalidade forte, como o pai.

Em casa, qual é a voz que todos se calam pra ouvir? A do pai. Ele é o filho mais mimado aqui. Quando chega, se alguém está falando alto, abaixa o tom na hora.

Quando eles discutem, de que lado você fica? Meu marido acha que sempre digo que ele está errado. Sou muito chegada nos filhos, sempre protegi muito.

Qual foi o chefe deles com quem você mais simpatizou? O Lula foi o mais amigo. A dona Marisa até disse para eu ficar despreocupada que ela ia cuidar do meu filho nas viagens.

RICARDO STUCKERT, 40, FOTÓGRAFO
Qual de vocês puxou mais o pai? Todo mundo diz que sou eu, fisicamente e no jeito. É só ver o nariz, é a marca registrada da família.

Que conselho dele você não seguiu? Uma vez fui fazer um trabalho para a escola, e ele me aconselhou a levar uma câmera que usava sempre. Mas eu insisti em

levar a câmera Leica dele, me achando "o" fotógrafo. Tirei 46 poses até descobrir que o filme nem tinha girado.

O que você mais admira no seu irmão? A rapidez com que ele processa as idéias. É rápido, sem perder a qualidade.

Que sugestão você deu quando ele lhe sucedeu? Seja o mais discreto possível. E use sua rapidez que vai se sair bem.

Texto Anterior: IN LOCO: Repórter experimenta as agruras e as delícias de uma desintoxicação baseada na medicina tradicional indiana, por Teté Ribeiro Próximo Texto: FINO: Outras palavras sobre Deus (ou a falta de), Freud e Che Guevara, por Morris Kachani
Índice



Clique aqui Para deixar comentários e sugestões Para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É Proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou imPresso, sem autorização escrita da Folhapress.