São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 2005

Texto Anterior | Índice

TESTE

Desmond Morris
especial para a Folha

1. O ser humano possui cerca de 100 mil fios de cabelo. Que mulheres têm menos fios na cabeça?
a) As loiras
b) As morenas
c) As ruivas
d) Não há diferenças significativas entre elas

2. Dentes escuros foram moda em vários países e épocas. O que as mulheres faziam para escurecê-los?
a) No Vietnã antigo, aplicavam verniz e ficavam sem comer sólidos por uma semana
b) No Japão medieval, pintavam com pó de nanquim, saquê e nozes trituradas
c) Na Inglaterra, na época de Elizabeth 1ª, pintavam com uma pasta de tabaco
d) No Sudeste Asiático, no século 19, mascavam torrões de açúcar

3. Desde o final dos anos 90, a moda dos jeans de cintura baixa deu destaque para os umbigos femininos. A esse respeito, é verdade que:
a) O uso de piercing no umbigo torna essa região mais rasa
b) Entre os mamíferos, só os seres humanos possuem umbigos
c) Umbigos foram apagados das primeiras fotos do século 20
d) A mulher asiática tem o umbigo em forma de fenda

4. No século 18, na Inglaterra, as sobrancelhas femininas eram raspadas e substituídas por:
a) Crina de pônei
b) Pele de rato
c) Pêlo de coelho
d) Pêlos púbicos alisados

5. Os gregos admiravam qual parte do corpo feminino?
a) A aba do nariz
b) O "cantinho" da boca
c) O pomo-de-adão
d) As "covinhas" das costas

6. Qual era a imagem usada pelas igrejas da Europa medieval para se proteger do Olho do Diabo?

a) Uma mão feminina espalmada
b) Um dedo feminino tocando o seio direito
c) Genitais femininos abertos por duas mãos
d) Mãos entrelaçadas em um círculo

7. Que elemento não fazia parte da composição dos antigos cosméticos?
a) Cinzas de madeira
b) Ovos de formigas
c) Excrementos de rouxinol
d) Flor de ópio

8. O teclado do piano foi concebido para mãos masculinas, por isso a maioria dos grandes pianistas são homens. A mão da mulher supera a do homem em:
a) Resistência óssea
b) Flexibilidade
c) Tamanho
d) Força muscular

9. É falso que:
a) Homens e mulheres exalam os mesmos odores no suor
b) A mulher possui mais glândulas sudoríparas que o homem
c) A maioria dos japoneses não tem nenhum odor nas axilas
d) Na Áustria rural, o homem comia a maçã que a parceira colocava na axila

10. A ejaculação feminina:
a) É mito
b) É verdade, mas acontece em poucas mulheres
c) É verdade e pode acontecer em qualquer mulher
d) Não foi comprovada cientificamente

Gabarito

1.C) As ruivas possuem os cabelos mais espessos, por isso têm menos fios, 90 mil em média. As loiras têm cabelos mais finos e um número de fios ligeiramente superior à média, cerca de 140 mil, enquanto as morenas têm geralmente 108 mil.
2.A) Na Inglaterra, à época de Elizabeth 1ª, dentes escuros eram sinônimo de alta classe. No Japão, no século 17, os dentes pretos ("ohaguro") eram tingidos com limalha de ferro diluída em saquê ou chá. No Sudeste Asiático, no século 19, mascavam-se folhas de bétele, nozes de palmeiras e uma pasta feita de conchas do mar. No Vietnã antigo, elas passavam nos dentes um verniz que as impedia de comer alimentos sólidos por uma semana.
3.C) No início do século 20, as fotos eram retocadas para dar a ridícula impressão de que o ventre da mulher é completamente liso. Uma pesquisa apontou que as mulheres magras de hoje têm mais possibilidade de ter o umbigo em forma de fenda vertical e não no formato circular das mulheres carnudas de antigamente.
4.B) A forma artificial das sobrancelhas tem variado muito ao longo dos séculos e de pessoa para pessoa, mas o exemplo mais bizarro de sobrancelhas falsas talvez venha da Inglaterra: no século 18, as mulheres usavam sobrancelhas feitas de pele de rato.
5.D) As "covinhas" do sacro, duas pequenas depressões situadas de cada lado da base da coluna, bem acima dos glúteos, estão presentes nos dois sexos, mas são mais perceptíveis nas mulheres. O mundo clássico tinha fascinação por essa região. É possível que o apelo sexual das "covinhas" nas bochechas se deva em parte à sua semelhança com as "covinhas" das costas.
6.C) A imagem de genitais femininos abertos por duas mãos supostamenteprotegia as igrejas do Olho do Diabo. A idéia era distrair o olho mantendo-o ocupado com uma imagem fortemente sexual. Na era vitoriana, boa parte dessas imagens foi removida das igrejas, mas alguns desses amuletos ainda sobrevivem.
7.D) No Egito, a maquiagem já era sofisticada 5.000 anos antes de Cristo e as mulheres cobriam os olhos com uma pasta de ovos de formigas. Em Roma, o poeta Ovídio registrou o uso de sombras feitas de cinzas de madeira. Já a maquiagem branca da gueixa era feita com excrementos de rouxinol.
8.B) As mãos femininas podem ser menores e não ter a mesma força que as dos homens, mas têm mais facilidade de manejar objetos pequenos. Se o teclado do piano fosse menor, a maior flexibilidade dos dedos faria as mulheres pianistas suplantarem facilmente os homens.
9.A) Homens e mulheres produzem odores diferentes, o que indica que as glândulas sudoríparas atuam como sinais sexuais entre parceiros amorosos. Pesquisas recentes revelam que, tendo os olhos vendados, os homens se excitam mais cheirando o suor da mulher do que com qualquer caro perfume produzido comercialmente.
10.B) Na mulher, ao redor da uretra ficam as glândulas de Skene (semelhantes à próstata do homem) que, sob forte excitação, produzem um líquido alcalino quimicamente semelhante ao sêmen. As mulheres que experimentam essa ejaculação pensam que o forte exercício muscular as levou a urinar involunta-riamente, mas isso só ocorre porque elas não conhecem a própria fisiologia.

se você acertou:

de 0 a 3 respostas Com essas respostas, você poderia ler "Luluzinha" e assistir "As Meninas Superpoderosas". É preciso começar por algum lugar.

de 4 a 6 respostas Você se esforçou, mas sua convicção de que homens e mulheres são iguais atrapalha seu raciocínio.

de 8 a 9 respostas Não sabemos se você é homem, mulher ou zoólogo. Mas seu interesse pelo sexo feminino já passou dos limites!

10 respostas Que graça tem responder ao teste colando do livro do Desmond Morris? Ou você acha que alguém normal é capaz de saber tanta coisa?


Desmond Morris, 77, é zoólogo e doutor em filosofia pela Universidade Oxford. Foi curador do setor de mamíferos do zoológico de Londres por oito anos, criou e apresentou muitos programas e filmes sobre comportamento humano e animal. É autor de "O Macaco Nu" (Record, 270 págs., R$ 31,90), livro traduzido para mais de 12 línguas e que já vendeu 10 milhões de exemplares nos 30 países em que foi publicado . "A Mulher Nua" (Objetiva, 248 págs., R$ 42), seu nono livro, foi lançado neste ano no Brasil.

Texto Anterior: Entrevista - Haim Grunspun: Para o que der e vier
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.