Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sincronizado com celular, GPS envia posição ao vivo

DE SÃO PAULO

Quando foi anunciado, em janeiro, o GPS Edge 810, da Garmin, ganhou a atenção de um sem-fim de publicações ciclísticas, especialmente por sua capacidade de parear-se ao smartphone, aproveitando sua conexão à internet.

Dessa maneira, é possível saber o posicionamento em tempo real do seu usuário, que no começo da pedalada pode enviar por e-mail o link da visualização do trajeto para amigos ou familiares.

"Para alguém te encontrar é um facilitador, além de existir uma questão de segurança [em caso de acidentes]", diz o arquiteto Jair Augusto de Santis Mourão, 35, que pratica ciclismo por hobby.

Com tela de 2,6 polegadas, o Edge 810 registra as coordenadas geográficas, a altitude, a velocidade e, com o uso de acessórios, o batimento cardíaco e o ritmo da pedalada, funções que também são encontradas em alternativas, como os aparelhos das marcas Polar e Earthmate.

Um diferencial, contudo, é a navegação: antes de sair de casa, o ciclista pode baixar da internet um trajeto que deseja realizar (ou criar seu próprio percurso) e seguir as instruções curva a curva, assim como faz um GPS de carro.

TREINO INTELIGENTE

"É possível programar um treino intervalado: o GPS te fala quando pegar pesado, chegar a certo batimento cardíaco, e quando descansar", detalha a ciclista profissional Gisele Gasparotto.

Para Claudio Clarindo, a tecnologia de transmissão em tempo real é "algo surreal", mas que deve "virar febre" em pouco tempo. Sobre o histórico que consegue criar a partir dos registros de suas pedaladas, ele conta que o GPS é um auxílio estimulante. "Quanto mais informação, mais você melhora."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página