Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rede ruim trava transmissões por smartphone

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A transmissão móvel ao vivo no Brasil engasga devido aos entraves técnicos e por ser uma novidade, afirmam especialistas e usuários da tecnologia.

"Estamos na pré-história do streaming móvel", diz o jornalista Bruno Torturra, que usou seu iPhone para exibir a Marcha da Maconha de 2 de julho.

Segundo o professor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da USP, Marcelo Zuffo, celulares estão prontos para as transmissões, mas as conexões móveis, não. "As redes de telefonia estão saturadas", avalia.

Uma saída é o 4G, mais veloz que o 3G. O leilão de licitação do sistema está previsto para abril, mas não há prazo para a implementação da tecnologia.

Para o estudioso de tecnologia e colunista da Folha, Ronaldo Lemos, futuras melhorias trarão novos usos do streaming.

"Será possível cobrir eventos como Réveillon, Carnaval e esportes. Esses últimos esbarram nos direitos de transmissão das redes de TV. E a chance de o público transmitir esses eventos já causa tensões."

Liliana Nakonechnyj, do Fórum Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, rebate e diz que o streaming por celular não ameaça as emissoras convencionais.

Para Bruno Torturra, há ainda a questão cultural: "Muita gente não percebeu o poder que um smartphone pode ter na difusão de ideias". (MÁRCIO PADRÃO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.