Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Novos chips reduzem consumo de energia

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Esperar mais um pouco pode ser a melhor opção para quem quer investir dinheiro em um notebook.

Novas gerações de ultrabooks e de processadores ainda estão chegando aos poucos no mercado --várias novidades foram apresentadas na feira Computex, em Taipei, no mês passado.

O Haswell, por exemplo, novo processador da Intel lançado no evento, promete reduzir o consumo de energia em 20% quando comparado ao Ivy Bridge, seu antecessor. O processamento, de acordo com o relato de algumas fabricantes, é até 63% melhor em relação à versão anterior.

Se a compra de um equipamento é urgente, porém, o que está disponível no mercado não deixa a desejar -- computadores projetados com os processadores Ivy Bridge ainda mantêm bom desempenho (dicas e testes estão ao longo do caderno).

ERA PÓS-PC

A empresa de pesquisa Gartner prevê que as vendas de máquinas (computadores, notebooks e ultrabooks) cheguem a 305 milhões de unidades no mundo neste ano --um declínio de 10,6% em comparação a 2012.

As vendas de tablets, em contraste, terão um crescimento de 67%, com vendas em torno de 202 milhões de unidades.

Chamado por alguns de começo da "era pós-PC", o fenômeno retrata a explosão do uso de dispositivos móveis, sejam smartphones ou tablets.

A resposta encontrada pela indústria de notebooks foi usar as novas tecnologias, como o processador Haswell, para incorporar características dos seus "algozes", como designs ultrafinos, tela sensível ao toque e maior duração da bateria.

Os ultrabooks, notebooks que reúnem os recursos citados, devem responder por 20% das vendas de notebooks neste ano, de acordo com a empresa de pesquisas Strategy Analytics.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página