Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Telefone ou câmera?

Nokia Lumia 1020 e o Samsung Galaxy S4 Zoom têm as melhores câmeras entre os smartphones

BRUNO FÁVERO DE SÃO PAULO FERNANDO DONASCI EDITOR-ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA

A câmera se tornou tão importante na hora de escolher um smartphone que as fabricantes criaram um nicho de aparelhos especializados no assunto, os "camerafones".

Selecionamos quatro aparelhos (o novo iPhone 5s, o Nokia Lumia 1020, o Sony Xperia Z1 e o Samsung Galaxy S4 Zoom) e fizemos testes em diferentes cenários: paisagem, com pouca luz, em movimento, com contraste de iluminação, entre outras.

No fim, o resultado foi dividido. Considerando apenas a câmera, o S4 Zoom vence.

Ele produz imagens definidas e com boas cores, mas sua maior vantagem sobre os demais é o zoom ótico de 10x, que permite aproximação do objeto fotografado sem perda de qualidade.

O problema é que além de ter especificações bem inferiores a de seus concorrentes, o aparelho da Samsung tem um design que o torna quase impraticável como telefone.

Com cerca de 2,5 cm em seu ponto mais espesso, ele parece mais uma câmera --que, por acaso, também faz ligações-- do que um celular.

Assim, o Lumia 1020 da Nokia aparece como a melhor opção para quem quer tirar ótimas fotografias sem ter carregar um volume incômodo nos bolsos.

Ele não é tão versátil quanto o S4 Zoom, mas tem o maior sensor entre os testados (maior até do que a boa parte das câmeras compactas), um aplicativo simples de usar, e foi o que se deu melhor com pouca luz.

Como pontos negativos estão a lentidão do disparo e a fraca ferramenta de "panorama", que produz imagens com falhas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página