Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Depoimento

Defensor de livro digital admite recaída pelas páginas de papel

NICK BILTON DO "NEW YORK TIMES"

Eu não queria voltar a ler livros em papel, mas não tive escolha. Minha cadela Pixel me forçou a isso.

O caso é que Pixel, com seus 16 quilos de energia, tem interesse obsessivo por sombras e reflexos. Na praia ou no parque, ela não persegue pássaros ou bolas de tênis, persegue suas sombras. E em casa, quando pego o iPad para ler um livro eletrônico, ela pula sobre mim, tentando apanhar o reflexo da tela.

Por isso, dois meses atrás, decidi que tentaria um livro em papel. Pixel, por sorte, não pareceu muito impressionada com as qualidades reflexivas dele. Mas para minha surpresa, eu estava.

No passado, já debati os prós e contras dos livros em papel comparados aos digitais e contei por que optei pela versão digital, dada a capacidade de carregar mil edições em um só aparelho, a presença de um dicionário integrado e a facilidade para compartilhar trechos.

Mas os livros eletrônicos podem ser realmente irritantes. No meu iPad, se uma mensagem de texto, e-mail ou outro alerta chega, sou rapidamente derrubado da página que leio. Ou, como contei, preciso lidar com Pixel.

Quando toquei um livro em papel pela primeira vez após muitos anos, foi como aqueles momentos nos quais você ouve uma canção nostálgica no rádio e se perde. A sensação, com a textura das páginas e a lombada grossa, oferece uma experiência absorvente e prazerosa.

Alguns estudos recentes constataram que a sensação tátil do papel também é capaz de criar uma experiência de aprendizado que propicia muito mais imersão ao leitor.

Um relatório do International Journal of Education Research constatou que alunos de ensino médio que liam textos em papel tinham resultados muito superiores, em termos de compreensão de leitura, do que alunos que liam em formato digital.

E, de acordo com dados de outubro do Book Industry Study Group, que acompanha a situação do setor editorial, a venda de livros eletrônicos se desacelerou nos últimos 12 meses, respondendo por 30% do total vendido.

Eu continuo a ler livros no meu iPad, especificamente quando viajo, já que livros eletrônicos pesam quase nada e agora podem ser lidos até durante a decolagem e aterrissagem. Mas, em casa, deitado no sofá, decidi continuar no modo "antigo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página