Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Desordem e progresso

120 mil pessoas tentando zerar simultaneamente um mesmo jogo de "Pokémon"; parece improvável, mas, sim, elas concluíram o game

ANDERSON LEONARDO DE SÃO PAULO

Quando milhares de pessoas se unem para concluir um mesmo jogo de videogame, de forma simultânea, elas não só saem vitoriosas. Com um quase milagre, elas passam a partilhar de uma mesma cultura ao redor do que fazem.

É isso que aconteceu em Twitch Plays Pokémon (TPP), um "experimento social" --como define seu criador-- que reuniu, em fevereiro, um grupo de internautas em busca de zerar uma mesma campanha de "Pokémon Red", lançado em 1996 para Game Boy.

TPP consistia de uma cópia digital de "Pokémon Red" emulada num PC e transmitida 24 horas por dia pelo Twitch, site de compartilhamento de vídeos de games.

Um software específico era capaz de reconhecer comandos (como "left", para esquerda, e "right", para direita) publicados no bate-papo do site e executá-los no jogo.

A ideia foi de um programador australiano, que preferiu se manter anônimo.

Poucas horas depois do início da transmissão, em 12 de fevereiro, o contador de visualizações alcançou os milhares. "Foi surpreendente ver a transmissão ganhar tanta popularidade de maneira tão rápida", contou ele por e-mail à Folha.

COMUNIDADE

Com tanta gente apertando tantos botões, é possível imaginar a desordem que reinou durante 16 dias, tempo que levou para o jogo ser concluído. A confusão, no entanto, foi justamente o que deu origem a acontecimentos únicos do tal experimento.

Por exemplo, um fóssil chamado Helix, que é tradicionalmente obtido no início do game, se tornou uma espécie de deus para a comunidade na web. Isso porque os jogadores, descoordenados, acabavam quase sempre fazendo com que ele fosse selecionado em horas erradas. No entendimento de quem jogava, o Helix parecia guiá-los.

De uma certa maneira, TPP refletiu outras características do convívio em sociedade.

Da metade do game até sua conclusão, por exemplo, os jogadores se dividiram entre dois modos de controle (anarquia e democracia), votando sem parar na implantação de um a fim de derrubar o outro.

Na anarquia, o modo padrão, os comandos eram executados na ordem em que eram publicados no bate-papo. Já na democracia, o jogo seguia o comando mais popular a cada 20 segundos.

INTERATIVIDADE

O sucesso de TPP levou o criador a iniciar uma nova campanha em 2 de março, dessa vez com o game "Pokémon Crystal", de 2000.

O australiano pretende seguir apostando em experiências de interação automatizada. "Esse diálogo com a audiência é um recurso ainda pouco utilizado", diz.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página