Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Leitura a jato

Apps e sites simplificam técnica antiga e permitem leitura mais rápida que a usual

YURI GONZAGA DE SÃO PAULO

Que tal ler este texto, que na velocidade média de leitura levaria dois minutos, em 26 segundos? É o que oferecem recém-lançados aplicativos e sites que imitam a técnica de leitura dinâmica.

A empresa americana Spritz fez barulho ao apresentar seu software no fim do mês passado por prometer livros lidos em algumas dezenas de minutos, e mensagens finalizadas em segundos. Como? Ao exibir as palavras de um texto em sequência ultrarrápida e no mesmo lugar.

Isso torna desnecessário o movimento dos olhos e suprime a "vocalização" mental, que desaceleram a leitura.

A técnica, conhecida como RSVP (apresentação visual rápida e em série), não é novidade, mas o Spritz --que lançou na sexta passada uma versão para programadores-- é pensado especificamente para telas diminutas.

O benefício no caso desses dispositivos se estende também ao manuseio. "Um relógio inteligente exibindo todos os seus e-mails é um ótimo exemplo de uso do Spritz", diz à Folha o fundador e executivo-chefe da empresa, Frank Waldman.

A proposta, segundo ele, é acelerar tarefas "mundanas", rotineiras, para sobrar tempo para outras --ler um livro calmamente, como sugere.

A Samsung anunciou que embutirá o Spritz no smartphone Galaxy S5 e no relógio Gear 2 --serão anunciados no Brasil na quarta. Mas já é possível experimentar a técnica em análogos (veja pág. 4).

"Com telas menores, poderemos ajudar as pessoas a lerem ainda mais rápido e em qualquer lugar", diz Matt Bischoff, criador do aplicativo para iPhone Velocity, que também usa RSVP.

NA PRÁTICA

Para o professor de leitura dinâmica Juarez Angelo Lopes, do Instituto IOM, o software leva a uma leitura parecida com a que ensina aos seus alunos, mas com a vantagem de dispensar um guia físico, como mão ou lápis.

"Achei ótimo, mas infelizmente nem tudo que lemos está em formato digital", diz.

Pedro César Sant'Anna, escriturário de cartório, conta que, depois de um curso de leitura dinâmica, chega a absorver mil palavras por minuto --taxa que é tida como um limite físico, quatro vezes superior à normal.

Apresentado a uma ferramenta equivalente ao Spritz, ele disse que a sensação é "idêntica". "Só que mais confortável. O nível de compreensão também foi parecido."

Um problema desse tipo de exibição é a velocidade fixa, segundo Rodrigo Roux, advogado do escritório Derraik e Menezes. A profissão é a que mais busca aprender a leitura dinâmica, segundo Lopes.

"Acaba atrapalhando um pouco, porque normalmente dou mais atenção a trechos e menos a outros", diz Roux.

O professor de psicologia Keith Rayner, da Universidade da Califórnia em San Diego, disse em entrevista à NBC que a compreensão da técnica é "muito limitada" para textos mais longos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página