Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Usados de Samsung e Apple são os mais procurados

DE SÃO PAULO

Entre encontrar um novo uso para um smartphone antigo e enviá-lo para reciclagem ou descarte está a possibilidade de revenda.

Desfazer-se de um aparelho usado fica mais fácil se ele for um iPhone, da Apple, ou um Galaxy, da Samsung.

Isso porque o valor de mercado deles, segundo a Gazelle, empresa americana que compra eletrônicos usados há anos, costuma cair menos do que os de outras marcas.

É o que aponta também o site brasileiro Brused (brused.com.br), que compra, vende e troca aparelhos usados da Apple (iPhone, iPad, iPod e MacBook).

Em funcionamento desde janeiro, a start-up registra, em média, cem transações mensais, diz Marcelo Victor Oliveira, 23, responsável pelo contato com os clientes.

No sistema proposto pelo Brused, o cliente interessado em vender faz proposta pelo site e envia o produto (por correspondência ou entregador) para avaliação. Após concordar com o preço, o pagamento é feito em até uma hora.

Segundo Oliveira, o produto que mais circula é o iPhone 4S. "Costuma ser a porta de entrada para quem vai comprar seu primeiro Apple", explica. Se avaliado como em estado excelente, o modelo desbloqueado e de 16 Gbytes vale cerca de R$ 500 --chega a R$ 725, caso inclua acessórios como carregador e fone.

Ele indica, ainda, que a procura pelo iPhone 5s, o mais recente, é alta, mas que a oferta é baixa. Ele espera que o quadro mude nos próximos meses, quando a Apple deve lançar o iPhone 6.

Sobre o fato de comercializarem apenas iPhones e não Galaxys, outro modelo com depreciação considerada lenta, ele explica que o mecanismo de segurança da Apple dá mais garantias de que o produto não é fruto de roubo.

-

DICAS PARA COMPRAR UM SMARTPHONE USADO

Tente verificar pessoalmente as condições do aparelho e cheque o funcionamento dos botões físicos

Evite modelos em estado precário ou defasados demais, que possam não receber mais atualizações do sistema

Verifique se o aparelho é desbloqueado e compatível com o formato do seu chip atual

Certifique-se do estado da bateria e da capacidade de recarga, no caso de iPhones


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página