Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fórum 4chan, onde as imagens vazaram, é envolto em polêmicas

DE SÃO PAULO

Foi no 4chan, fórum on-line criado em 2003, que as primeiras fotos vazadas apareceram no domingo.

O serviço tem subdivisões temáticas, que vão de games a pornografia. Ao contrário de outras redes, o site não exige cadastro ou nomes reais nem registra postagens --as novas apagam as antigas.

Essas caraterísticas tornaram o 4chan um dos lugares mais criativos da internet, onde muitos memes nascem antes de ganhar o resto da web.

O site também é cheio de hackers que querem fazer justiça com as próprias mãos --não raro o fórum divulga o paradeiro de algum criminoso antes de a polícia descobrir, como no caso de uma menina que afogava filhotes de cachorro num vídeo publicado no YouTube em 2013.

Mas a atmosfera caótica também torna o 4chan um canal propício para a prática de crimes e um ótimo abrigo para arruaceiros virtuais.

O vazamento das fotos de celebridades ocorrido no domingo não foi a primeira polêmica que envolveu o site.

Os anons (de "anônimos", apelido dos usuários) já enganaram Oprah Winfrey, que leu ao vivo uma notícia falsa divulgada pelo fórum, e invadiram o e-mail de Sarah Palin em 2008, então candidata a vice-presidente dos EUA.

Em 2010, usuários do 4chan tornaram a Coreia do Norte vencedora em votação sobre qual deveria ser o próximo destino de Justin Bieber.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página