Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Assistências que consertam iCoisas ganham mercado

Presença maior dos produtos da Apple no Brasil faz aumentar a demanda por esses serviços especializados

Vidro quebrado é o problema mais comum de iPhones e iPads, dizem as empresas ouvidas pela Folha

MÁRCIO PADRÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com a presença maior de iPhones e iPads no Brasil nos últimos anos, o número e a qualidade de serviços das assistências técnicas não-autorizadas para esses produtos da Apple cresce a reboque.

A capital paulista concentra a grande maioria das empresas do setor. E a alta demanda pode explicar o fenômeno: em assistências de SP a média de atendimento chega a 800 aparelhos por mês.

As empresas ouvidas pela Folha são unânimes ao apontar o problema mais frequente nos iPhones e iPads que vão para o estaleiro: o vidro que protege a tela quebra nas quedas mais bruscas.

"Normalmente, se eles caem de uma altura de 1,5 m em uma superfície sólida, a chance de quebrar ou trincar o vidro é muito grande. A Apple preza pela beleza em seus produtos, mas, na questão da durabilidade, eles deixaram um pouco de lado", opina André Marcelino, da iPhone Fix.

A maioria dos consertos é de iPhones, porque há mais aparelhos em circulação e porque o processo de reparo via Apple ou operadora costuma ser mais demorado, apesar de mais garantido.

Para iPhones com defeito e ainda na garantia, há dois procedimentos. Quem comprou o aparelho em uma telefônica, deve tratar com a respectiva operadora.

Quem comprou na Apple Online Store brasileira pode ligar para o suporte no 0800-761-0880 e acertar a remessa do aparelho pelo correio. A Itautec é a parceira da Apple que realizará o conserto.

Se o iPhone estiver fora da garantia, o primeiro contato é pelo número 0800-77-27753. Confirmado o defeito, o cliente envia o celular pelo correio.

PROMESSA DE AGILIDADE

Para atrair os clientes que querem evitar essa burocracia, as assistências não-autorizadas prometem prazo de entrega acelerado.

"Os clientes não podem ficar sem seu aparelho por muito tempo, por isso muitos reparos são feitos em até um dia útil", explica Rafael Schardosim, da iCare.

Algumas empresas oferecem telefones de reserva enquanto o do cliente estiver na assistência. É o caso da iPhoneSP, uma das primeiras nesse ramo em São Paulo.

"Começamos em 2007, quando ainda não era vendido nenhum modelo de iPhone no Brasil. Fazíamos a habilitação do sinal de telefonia e depois de algum tempo surgiu a necessidade de consertar os aparelhos desses mesmos clientes", relembra o proprietário Cássio Simões.

Já os valores variam de gratuito, como back-up de contatos e fotos, até R$ 700, para a troca do display completo do novo iPhone 4S.

Para iPads, seja dentro ou fora da garantia, o telefone do suporte é o 0800-761-0880. A outra opção é levar direto para uma das assistências autorizadas da Apple em São Paulo, disponíveis neste link: bit.ly/revapple.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.