Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em expansão, Siri vai ter Google como rival

DE SÃO PAULO

Neste ano, o Siri, sistema de comando de voz da Apple, deve se integrar a mais aplicativos e serviços de terceiros e estimular a evolução de tecnologias concorrentes, principalmente a do Google.

Disponível hoje apenas no modelo mais recente do iPhone, o 4S, o Siri deve ser a principal forma de controle das TVs inteligentes que a Apple pode lançar ainda neste ano.

Desenvolvido a partir da tecnologia da empresa homônima adquirida pela Apple em 2010, o Siri impressiona pela flexibilidade na interpretação de frases: para obter a previsão do tempo, por exemplo, pode-se perguntar "vai fazer frio?" ou "preciso sair de casaco?".

O Siri foi anunciado pela Apple em outubro do ano passado com o aviso de que está em fase beta (de testes) -expediente raro para a empresa e indicação de que ele ainda tem muito a evoluir.

Hoje, o Siri não conversa com aplicativos obtidos na App Store e só é integrado a alguns poucos serviços, como o Google, o buscador WolframAlpha e o site de avaliação de restaurantes Yelp.

O investidor Gary Mergenthaler prevê que a abertura do Siri para desenvolvedores externos gerará uma "corrida do ouro" semelhante à que se viu no lançamento da App Store, em 2008.

"Imagine as possibilidades: jogos com os quais você pode conversar, apps que desenvolvem personalidades, que ensinam crianças e fazem perguntas a elas", sugere Paul Sloan, editor-executivo do site de tecnologia Cnet.

Em resposta ao Siri, o Google deve lançar neste ano o sucessor de seu Voice Actions (ações de voz), para Android, que hoje entende poucos comandos preestabelecidos.

Com sofisticação semelhante à do Siri, o novo serviço, mantido em segredo, estava previsto para o final de 2011, mas foi adiado, segundo o site Android and Me.

(RC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.