Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

iOS 5 só funciona bem nos novos modelos da Apple, dizem técnicos

Especialistas sugerem que restaurar as configurações originais do aparelho ajuda a melhorar a performance

Dependendo do uso, o ideal pode ser nem atualizar; a instalação de versões mais antigas também é opção

Marisa Cauduro/Folhapress
A publicitária Flavia Borba, 25, escuta música emseu iPhone 4 atualizado com iOS 5
A publicitária Flavia Borba, 25, escuta música emseu iPhone 4 atualizado com iOS 5

DE SÃO PAULO

Especialistas e técnicos são unânimes ao afirmar que o iOS 5 só funciona em sua completude nos dispositivos iPhone 4S e iPad 2, que possuem processadores com dois núcleos, mais potentes.

Mas há formas de aprimorar o uso do novo sistema em dispositivos mais antigos, além da opção de não atualizar (veja dicas ao lado).

"Isso acontece há tempos. Por exemplo, o iPhone 3G foi atualizado até o iOS 4.2, mas o melhor sistema para ele é o iOS 3", diz César Ghiotto, técnico da iSolution, loja especializada em aparelhos Apple. "A partir da versão 4, ele já fica lento", completa.

Uma das táticas sugeridas é a atualização via "restore", e não apenas por upgrade simples. "O 'restore' faz uma limpeza do aparelho, restaura padrões de fábrica e tira tudo o que está guardado na memória, por isso diminui a chance de travamentos", diz Bruno Fernandes, técnico da Br4 iPhone, outra loja especializada em Apple.

Foi o que fez a publicitária Flavia Borba, 25, para resolver problemas de seu iPhone 4, que, apesar da pouca idade, já havia começado a dar sinais de caduquice.

"A tela demorava um pouco para reagir ao toque, e alguns aplicativos às vezes fechavam sem motivo", diz.

Flavia pediu ajuda à operadora contratada, mas, segundo a empresa, o hardware do iPhone estava normal -nenhum problema na tela ou nos botões.

Depois de pesquisar na internet, o diagnóstico: o telefone sofria de rejeição ao iOS 5, versão mais recente do sistema móvel da Apple, projetado para rodar melhor no iPhone 4S. "Ele ainda está meio lerdinho após o restore, mas pelo menos parou de travar", diz. "Nunca mais vou atualizar, dá muito trabalho".

SEM GARANTIA

Mas a tática não funciona para todos. "Fiz o 'restore' em meu iPad 1. Não funcionou nada. Com certeza é parte da conspiração da Apple para me obrigar a comprar o iPad 3", postou o usuário Hans Derycke em um fórum de discussões do site de tecnologia "Ars Technica".

A tradutora Nathália Rio Preto, 27, tem um iPhone 3GS há mais de dois anos. Decidiu restaurar e atualizar o aparelho para consertar falhas causadas pelo jailbreak, mas o resultado não foi animador.

"Ele está mais lento ainda com o iOS 5", afirma. "Estou pensando em fazer o downgrade. Mas ainda não tenho certeza, porque gosto muito do iMessage", completa.

(ALEXANDRE ORRICO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.