Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Campus Party 2012

Não se pode impedir o fluxo livre da web, diz chefe da Wikimedia

Kul Wadhwa, diretor da fundação responsável pela Wikipédia, fala sobre projetos antipirataria na quinta

Enciclopédia saiu do ar em janeiro em protesto contra o Sopa; críticos questionaram a neutralidade do site

DE SÃO PAULO

Kul Wadhwa, diretor-gerente da Wikimedia Foundation, instituição responsável pela Wikipédia, é escolado em Brasil.

Casado com uma brasileira, visita o país com frequência, diz ser exímio preparador de caipirinhas e foi uma das atrações da Campus Party no ano passado.

Neste ano, ele volta ao evento para dar uma palestra cujo tema principal será o projeto de lei americano Sopa (Lei para Parar a Pirataria On-line), adiado indefinidamente após uma série de protestos na internet.

Em janeiro, a Wikipédia promoveu uma das mais eloquentes demonstrações de repúdio à iniciativa: bloqueou a versão em inglês da enciclopédia por um dia inteiro.

A decisão recebeu críticas, como a de Dick Costolo, executivo-chefe do Twitter, que afirmou no próprio serviço de microblog que "fechar um negócio global em reação a uma questão de política nacional é bobagem".

Não teria a Wikipédia, que almeja "um consenso em torno de uma representação neutra da informação", ferido seus princípios ao se posicionar de maneira tão incisiva sobre um tema?

"Não tomamos uma decisão de cima para baixo", responde Wadhwa à Folha. "A Wikipédia é gerenciada pela comunidade, e foram as pessoas que contribuem com ela que tomaram essa decisão. Nós apenas atendemos ao desejo da comunidade."

Na opinião de Wadhwa, a forma como o Sopa planeja combater a infração de direitos autorais acaba por "restringir aquilo que faz com que a internet seja ótima: o fluxo livre de informação".

A palestra do diretor-gerente da Wikimedia Foundation não será a única a tratar do tema na Campus Party.

"Teremos várias mesas e reflexões sobre os grandes movimentos e discussões de regulação da internet ao redor do mundo", afirma o diretor-geral do evento, Mario Teza.

ACESSO GRATUITO

No mês passado, a Wikipédia anunciou uma parceria com a operadora francesa Orange na África e no Oriente Médio para dar acesso gratuito à enciclopédia colaborativa em celulares.

Segundo Wadhwa, a fundação tem planos de estender a iniciativa a outros países e operadoras.

Sustentada por doações, a Wikipédia se recusa a exibir anúncios, uma política que vai permanecer em vigor, de acordo com Wadhwa.

"Somos uma instituição sem fins lucrativos, não precisamos do mesmo volume de recursos de que necessitam o Twitter e o Google, por exemplo", afirma. "Ninguém sabe o que vai acontecer daqui a 15 ou 20 anos, mas não temos plano nenhum de colocar anúncios."

A palestra de Wadhwa será na quinta-feira, às 13h, no palco principal da Campus Party.

(RAFAEL CAPANEMA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.