Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CAMPUS PARTY 2012

Feira 'turbina' seu espaço de videogames

Cresce o número de palestras, workshops e campeonatos de jogos; executivo de 'Angry Birds' estará presente

Para integrar os mundos real e virtual, área de games da Campus Party terá até miniestádio de futebol

DE SÃO PAULO

A área de games, historicamente uma das mais concorridas da Campus Party segundo a própria organização, passou por uma "turbinada", como gosta de afirmar o curador do setor, Moacyr Alves.

"Ganhamos mais espaço, jogos, palestras e workshops. Montamos um pequeno estádio de futebol, para partidas de carne e osso", diz.

"Teremos muito mais atividades ligadas diretamente aos games em comparação com 2011", completa. Só em palestras e workshops, serão 28 na edição que começa hoje, contra 17 no ano passado.

Alves é presidente da ACI Games (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games) e um dos responsáveis pela iniciativa Jogo Justo, que visa à revisão da taxação dos impostos aplicados sobre os jogos importados vendidos no Brasil.

O miniestádio faz parte da estratégia de Alves: integrar o mundo real com o virtual. Os jogos do campeonato de "Fifa 12" serão intercalados com partidas de futebol de verdade no campo.

Outros jogos serão disputados só na forma clássica, nos diversos telões de LCD espalhados pelo Anhembi.

TORNEIOS

Os campuseiros também vão poder medir forças nos games "Counter Strike", "Street Fighter 4", "Mortal Kombat", "Just Dance" e "StarCraft 2" -a disputa deste último será a etapa nacional do Intel Extreme Masters, um campeonato que já acontece na Alemanha, na China e nos EUA.

Esse torneio ocorre a partir de amanhã, na área de exposições da Campus Party, e é aberto ao público geral.

Para os que querem construir um jogo próprio, o evento terá workshops sobre programação básica de games.

Para os mais avançados, haverá ainda uma oficina que ensina a fazer games de tiro em primeira pessoa, no estilo "Counter Strike" -acontecerá na sexta, às 14h30.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Outras palestras discutirão com os campuseiros os caminhos para o sucesso empresarial no mundo dos games.

Julien Fourgeaud, executivo da Rovio, a empresa criadora do sucesso "Angry Birds", contará sua trajetória pessoal, na quarta, às 19h, no palco principal.

"Vou falar sobre o mercado de entretenimento como um todo, sobre inovação, sobre como tirar o máximo proveito de suas experiências", diz o executivo finlandês.

Os games independentes, projetados por equipes pequenas ou até mesmo por uma única pessoa, também terão espaço.

"Neste ano, a área está mais diversificada. No ano passado, o foco era muito em desenvolvimento e em campeonatos", comenta Alves.

Entre outros convidados do evento também estão profissionais de áreas que dialogam com o mundo dos games, como cinema, dublagem e redes sociais.

(ALEXANDRE ORRICO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.