Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Chileno de 14 anos mostrará alarme de tremor que tuíta

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um vídeo de 3 minutos e 52 segundos, no YouTube (bit.ly/videoterremoto), deu uma boa ideia ao chileno Sebastián Alegría, 14.

Nas imagens, um japonês mostra uma contagem regressiva na tela do computador. Pouco antes de o tempo acabar, tudo começa a tremer.

Quando a câmera mostra a janela, é possível perceber que toda a cidade está tremendo -o software foi capaz de prever um terremoto.

Instigado pelo vídeo, o garoto comprou um detector de terremotos caseiro em um site americano. Depois, integrou o aparelho a uma conta no Twitter, a @AlarmaSismos, que tem 166 mil seguidores. "É uma versão barata e caseira do que há no Japão."

Sebastián, que elege entre seus ídolos escritores de ficção e físicos teóricos, fala sobre seu invento no próximo dia 9, às 16h, no palco principal da Campus Party.

O serviço avisa de 5 a 30 segundos antes de o tremor começar, mas poderia funcionar com mais antecedência. O tempo depende da distância em relação ao epicentro do fenômeno.

Em 27 de fevereiro de 2010, quando o Chile sofreu um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter, as pessoas de Santiago poderiam ter sido avisadas um minuto antes, acredita o jovem inventor.

"A prioridade é instalar mais detectores", diz ele. Após a divulgação do invento, colaboradores puseram mais três aparelhos pela costa do país.

(ALEXANDRE ARAGÃO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.