Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Atalho

José Antônio Ramalho

Alternativas gratuitas ao pacote Microsoft Office

O pacote Office, que inclui Word, Excel e PowerPoint, entre outros, é campeão de pirataria -principalmente entre os usuários de Windows. Porém, há alternativas para ter acesso às funcionalidades dos programas sem ter que cair na ilegalidade. Confira a seguir quatro opções de suítes capazes de substituí-lo.

1 A maioria das opções que substitui o Office é de software livre. O OpenOffice.org é a distribuição mais famosa entre elas. Com versões consolidadas em português brasileiro, o pacote está disponível para Windows, Mac e Linux. Apesar de muitos usuários, a maioria empresas, não terem o costume de adotar software livre como padrão por infundado receio de usar um programa com código aberto, o OpenOffice.org possui licenciamento para companhias em seu site. A versão mais recente está disponível para download no site oficial: openoffice.org.

2 Ainda no filão do software livre, o BrOffice é a versão verde-amarela do OpenOffice.org. Há poucas diferenças de interface, mas o BrOffice é 100% feito por desenvolvedores brasileiros, o que permite ajustes específicos de olho no público do país. O programa é um exemplo de sucesso do sistema de contribuição -por ter código aberto, conseguiu se adequar ao novo acordo ortográfico mais rapidamente que o próprio Microsoft Office. Versões para Windows, Mac e Linux estão disponíveis no site oficial: broffice.org.

3 Para quem precisa ter uma marca por trás do software, outra alternativa feita pela IBM, o Lotus Symphony -grande rival do pacote Office nas décadas de 1980 e 90- ficou esquecido por muito tempo. A IBM recentemente lançou a versão 3.0.1, que pode ser obtida gratuitamente no site ibm.co/e8Bl0P.

4 Levando em conta edição simples de documentos, o Google Docs também é uma boa alternativa. Apesar de não ter todos os recursos do Office, o serviço consegue suprir as principais necessidades do usuário com duas vantagens: manter os documentos disponíveis em qualquer PC com internet e não precisar de instalação. Usuários com conta no Google acessam pelo docs.google.com.

DÚVIDAS? ESCREVA PARA:
atalho.tec@uol.com.br

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.