Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Microsoft já prepara nova versão para o Windows Phone

Segundo site especializado, upgrade fará o sistema operacional funcionar com quatro resoluções de tela

Windows Phone 8 rodará em celulares com processadores de mais de um núcleo, afirma "Pocketnow"

BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Windows Phone 7 ainda é um novato no mercado, mas a próxima geração do sistema operacional móvel da Microsoft já está sendo preparada, mirando acirrar a competição com o Android, do Google, e com o iOS, da Apple.

As informações sobre o que seria o Windows Phone 8 surgiram no início deste mês no site "Pocketnow", que afirma ter tido acesso a um vídeo no qual Joe Belfiore, gerente de Windows Phone, revela as melhorias do sistema.

Na nova versão, o WP relaxaria requerimentos técnicos impostos pela Microsoft aos fabricantes de smartphones. O sistema funcionaria com quatro tipos de resolução de tela (hoje só funciona com um) e rodaria com processadores com mais de um núcleo e em aparelhos com entrada para cartão microSD.

"Isso é uma tentativa de ampliar a participação em um mercado com novas categorias de aparelhos, como smartphones, tablets e até PCs", diz Bruno Freitas, analista da consultoria IDC.

Também apareceriam na nova plataforma suporte a NFC, que permite pagamentos on-line por aproximação, e controle de consumo de dados e energia por meio de um aplicativo nativo -ferramentas já conhecidas de usuários do Android.

A Microsoft não confirma as informações e a veracidade do vídeo.

INTEGRAÇÃO

Segundo o "Pocketnow", o WP 8 vai usar o mesmo sistema central (ou kernel) do Windows 8, a próxima versão do sistema para PCs. Isso significa que eles serão tão próximos que aplicativos criados para um poderão ser facilmente adaptados ao outro.

"Isso vai ajudar desenvolvedores a criar aplicativos que funcionam no desktop e em dispositivos móveis, o que poderia aumentar o número de apps para Windows Phone. A falta de aplicativos é uma das causas do fracasso do WP até agora", diz Rob Sanfilipo, da consultoria Directions on Microsoft.

Se confirmada a informação, a integração entre desktops e aparelhos móveis deverá ser um dos atrativos da plataforma, já que nem Google nem Apple fazem isso isso com os sistemas móveis Android e o iOS.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.