Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Test Drive

Galaxy X é a melhor vitrine para os novos recursos do Android

Aparelho traz versão 'pura' do sistema do Google; tela é destaque, mas tamanho exagerado atrapalha operação

RAFAEL CAPANEMA
DE SÃO PAULO

A maior estrela do Galaxy X, da Samsung, é o Android 4.0, a versão mais recente do sistema do Google.

O aparelho faz parte da família Nexus, que leva a marca da gigante das buscas e traz o Android puro -ou seja, sem modificações feitas por fabricantes e por operadoras de telefonia celular.

Totalmente redesenhado, o Android está mais bonito e mais fácil de usar em sua versão 4.0. Além disso, o Google criou uma série de diretrizes para que desenvolvedores criem aplicativos em harmonia com a nova interface.

Com definição e brilho ótimos, a tela de 4,65 polegadas e resolução de 1.280x720 está em um patamar próximo ao do admirável display do iPhone 4S, da Apple.

Mas, como ela é muito grande, fica difícil alcançar seu topo com o dedão -curiosamente, para ir à tela inicial dos aplicativos básicos do sistema, é preciso tocar em seu ícone no canto superior esquerdo da tela, justamente o lugar mais difícil de alcançar quando se segura o aparelho com a mão direita.

Revestido por plástico, o Galaxy X tem acabamento inferior ao de concorrentes como o iPhone 4S e o Lumia 800, da Nokia, mas, ao menos, sua bateria é removível.

Outra mudança recente do Android é o fim dos botões físicos frontais. Os principais comandos de navegação (voltar, ir à tela inicial e alternar entre aplicativos abertos) viraram botões virtuais na parte inferior da tela.

O esquema funciona bem, e apps desenvolvidos para versões anteriores do sistema rodam normalmente.

Como o Windows Phone, o sistema multitarefa do Android 4.0 mostra miniaturas dos aplicativos abertos -uma vantagem em relação ao iOS, assim como o sistema de notificações, que traz melhorias como a função de descartar avisos deslizando o dedo.

Principalmente por causa dos avanços do Android 4.0, o Galaxy X é o melhor aparelho com o sistema do Google à venda hoje no Brasil.

Mas é triste constatar que ele será provavelmente a única opção para quem quiser evitar as intervenções quase sempre antiquadas e confusas que os fabricantes e as operadoras costumam impor aos celulares com Android.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.