Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conteúdo é essencial para meme se espalhar

Propagação de ideias encontra na web ambiente perfeito para difusão

Para especialistas, o importante é como as pessoas se identificam e se apropriam de uma mensagem na rede

KALUAN BERNARDO
LUCAS SAMPAIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Fossem em uma roda de amigos na praia ou em uma mesa de bar, testemunhos vergonhosos de 15 minutos de "fama" ficariam restritos àquele pequeno círculo. Na internet, a brincadeira chegou a ser um dos tópicos mais comentados no Twitter.

Foi o que aconteceu com o "DesafioSubCelebridade", piada criada entre amigos para compartilhar momentos pessoais de "pseudoestrelato". Na rede social, milhares de seguidores resolveram aderir à brincadeira, e o assunto passou a ser comentado, em média, mais de cem vezes por minuto.

A pesquisadora da UCPel (Universidade Católica de Pelotas) Raquel Recuero, doutora em comunicação e informação pela UFRGS, quis entender como o meme tinha se formado. "Apesar de significar qualquer pedaço de cultura que se espalha, na internet o meme se potencializa."

Eles não são necessariamente humorísticos. "Existem de vários tipos", diz Bia Granja, curadora e editora do youPIX, empresa focada em cultura de internet. "Alguns, como o 'gente diferenciada', até passam por algo engraçadinho, mas são essencialmente críticos. O humor é apenas mais uma maneira de trazer gente para a causa."

Para Wagner Martins, sócio-diretor de planejamento da agência de publicidade Espalhe, a essência do meme é a possibilidade de qualquer um criar em cima da ideia.

"A pessoa entra como coautor, o que o torna um componente muito mais forte de disseminação", diz Martins (mais conhecido como Mr. Manson). "Ela se sente parte daquela ideia."

"É natural querer se enturmar e entrar na roda das piadas feitas com o meme da vez", diz Alexandre Inagaki, consultor de comunicação em mídias digitais.

A canção "Ai se Eu Te Pego", por exemplo, se tornou um meme quando foi imitada por várias pessoas em diversos idiomas -até por soldados israelenses em combate- e as gravações foram parar na internet.

Não há um padrão de surgimento de memes. "Nem deve existir", diz Mauricio Cid, do blog Não Salvo. "Deve ser algo que flui naturalmente."

Para que um meme se espalhe, basta uma boa ideia que capte a atenção das pessoas. "Ter muitos seguidores é secundário", diz Emerson Damasceno, curador do Desencontro, evento sobre mídias sociais e tecnologia em Fortaleza. "O essencial será sempre o conteúdo."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.