Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Publicidade tenta se apropriar da linguagem para divulgar marcas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com o sucesso e a popularização dos memes na internet, empresas perceberam uma oportunidade para se comunicar com parte do seu público, e as agências de publicidade, a oportunidade de planejar ações voltadas aos jovens, que dominam as redes sociais.

Uma das estratégias utilizadas é a tentativa de associar uma marca a um meme.

Edney Souza, vice-presidente do departamento de anunciantes da Boo-Box, diz que é possível criar um meme de propósito, desde que se entendam os aspectos culturais da audiência.

"É importante criar um contexto para encaixar o meme. É preciso que aquela mensagem seja entendida e adaptada pelo receptor, para que a audiência não sinta que foi algo forçado."

Para Bia Granja, editora e curadora do youPIX, empresa focada em cultura de internet, as marcas têm de fazer um meme parecer orgânico. "Se parecer forçado, não dá certo."

Wagner Martins, sócio-diretor de planejamento da agência de marketing Espalhe, diz que os memes de maior sucesso -principalmente os publicitários- são aqueles em que você está tão imerso que não percebe que aquilo é um meme.

Para o consultor de comunicação em mídias digitais Alexandre Inagaki, é preciso acertar o "timing" de um meme, "para que a marca não seja comparada com aquela tia que adora enviar e-mails com anexos de PowerPoint sobre o filtro solar do Bial".

(KB E LS)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.