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BlackBerry muda para tentar atrair público jovem

Novos modelos são básicos e voltados a quem quer o primeiro smartphone

Aparelhos Curve não têm tela sensível ao toque; sistema de troca de mensagens é o principal atrativo

PAULA LEITE
ENVIADO ESPECIAL A CARTAGENA

A BlackBerry lança em junho no Brasil os modelos Curve 9320 e Curve 9220, em um movimento para tentar atrair um público mais jovem.

Essa nova estratégia da empresa, cujos aparelhos sempre estiveram associados ao mundo corporativo, se reflete também na nova campanha publicitária da marca.

Com o slogan "For fun. For work. For everything" ("Para diversão. Para trabalho. Para tudo"), as peças trazem rostos conhecidos da TV, como a apresentadora Sabrina Sato.

Ainda sem preços definidos no Brasil -os valores devem ser anunciados pelas operadoras-, os modelos são básicos e voltados a consumidores que buscam o primeiro smartphone.

A RIM, canadense que fabrica os BlackBerry, conta com a força de seu BlackBerry Messenger para tornar os telefones atraentes.

Quem compra um aparelho da empresa geralmente assina um plano de dados específico, que permite o uso ilimitado do BBM.

Nos novos telefones, é possível atualizar e trocar mensagens via Facebook e Twitter de dentro do BBM, ou seja, sem custo adicional. O aplicativo reúne todas as atualizações e mensagens recebidas de diferentes redes sociais em um só local.

Os dois celulares têm teclado QWERTY e recursos básicos de smartphones, como Wi-Fi e câmera. Só o 9320 conta com 3G e GPS.

A tela dos celulares é pequena e não é sensível ao toque. E a oferta na loja de aplicativos da BlackBerry ainda perde em muito para a das lojas da Apple e do Android.

Por isso, os novos BlackBerry devem ser uma opção só para quem não puder investir em um modelo mais sofisticado com Android ou em um iPhone -e isso se o preço realmente for baixo.

Além disso, a RIM já anunciou que vai lançar no final deste ano seu novo sistema operacional, o BlackBerry 10 -então muitos usuários fiéis da marca devem optar por esperar por esses modelos.

FOCO NOS EMERGENTES

A RIM lançará os novos modelos de Curve no restante da América Latina também em junho. A marca é forte em alguns países da região, como na Colômbia, onde vende sete de cada dez smartphones, segundo a empresa.

Perdendo espaço na América do Norte e na Europa, a empresa parece estar focando em mercados emergentes onde é forte -os dois novos modelos também foram lançados em países como a Indonésia e a Índia.

"Nós percebemos algo há alguns anos: eventualmente não haverá mais pessoas no mundo a quem vender o primeiro celular. Agora as pessoas estão trocando seus celulares por smartphones", afirma Rick Costanzo, vice-presidente da RIM para a América Latina. "O que os usuários que compram smartphones pela primeira vez mais querem é trocar mensagens, e nisso somos fortes."

No Brasil, porém, a situação é diferente: a RIM tem cerca de 7% do mercado de smartphones, segundo dados da consultoria IDC referentes ao primeiro trimestre de 2012.

A jornalista PAULA LEITE viajou a convite da RIM.

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