Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Depoimentos

"Tenho um paciente de 35 anos chamado Nathan. Ele é diagnosticado com transtorno bipolar [depressão alternada com episódios de mania].

Há alguns poucos meses, encontrei-o todo desgrenhado na sala de espera, digitando loucamente em seu iPad e mudando de tela para tela no aparelho velozmente. Parecia que ele não dormia havia uma semana.

(...) Na sessão seguinte, encontrei-o sentado esperando, olhando para o iPad e chorando.

Vendo esse comportamento, me dei conta de que o mesmo mundo online que tinha desencadeado um episódio de mania em Nathan estava agora potencializando um surto de depressão."

Relato anônimo apresentado por um psicólogo norte-americano.

"Meu marido e eu costumávamos ir ao cinema e jantar com amigos todos os finais de semana.

Agora ele sempre diz que não quer ir e que prefere ficar em casa 'comigo'. Na verdade, ele não quer fazer nada com nossos filhos ou comigo.

Ele fica no computador atualizando o status dele, comentando matérias que ele lê ou em uma das dezenas de grupos on-line que ele segue. Em pouco tempo, ele mudou de Sr. Social para Sr. On-line."

Jan, 42, casada e mãe de dois adolescentes.

Depoimentos extraídos do livro "iDisorder", do psicólogo Larry Rosen, publicado nos EUA pela editora Palgrave Macmillan.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.