Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Portal de clipes traz acervo das principais gravadoras

Com vídeos de artistas de EMI, Sony e Universal, site Vevo chega ao Brasil

Diretora de operações no país diz que meta é chegar a 30 milhões de visualizações mensais dentro de seis meses

YURI GONZAGA
DE SÃO PAULO

Com 2,3 bilhões de visualizações em junho e nomes como Coldplay, Madonna e Shakira no cardápio, a Vevo é a maior distribuidora de videoclipes do mundo e uma conhecida dos brasileiros desde o ano passado, quando os vídeos sob o selo no YouTube se tornaram acessíveis daqui.

Mas o acesso ao vevo.com e aos aplicativos para iOS e Android só se tornou realidade para brasileiros no último dia 14, quando a empresa deu um importante passo rumo ao que parece ser seu objetivo principal: ser onipresente.

"Queremos que a Vevo esteja disponível em toda plataforma e todo dispositivo", diz Nic Jones, vice-presidente internacional da Vevo, citando o interesse da empresa na América Latina. "O fato ter tanta gente aí [no Brasil] pode nos ajudar a tornar a Vevo muito mais popular."

O Brasil é o sétimo país a receber o portal e o primeiro de língua que não a inglesa.

Do grupo de gravadoras conhecido como "Big Four", a Warner não licencia conteúdo para a Vevo -Sony e Universal são proprietárias da empresa; a EMI é parceira.

Negociações com as brasileiras Somlivre e Deckdisc já estão encaminhadas, segundo a diretora de operações no Brasil Fatima Pissarra.

"Entrando no país, podemos assinar com gravadoras daqui e parceiros comerciais e fazer produções locais [de conteúdo musical]", diz.

A primeira gravação da marca após o lançamento do portal será feita no dia 13 de setembro com a banda de axé Oito7nove4 (dos filhos de Bell Marques, do Chiclete com Banana) em São Paulo.

"Vamos promover várias 'baladas Vevo' com nossos artistas", diz Pissarra.

A receita da empresa vem basicamente dos anúncios exibidos antes dos clipes.

PLATAFORMAS

O site cria de maneira automática listas de reprodução baseadas nas opções "curtir" de sua conta no Facebook ou na biblioteca do iTunes.

Além de dispositivos com iOS e Android, aparelhos com Windows Phone, tablets da RIM e o Xbox 360 poderão acessar a Vevo do Brasil até setembro, diz a companhia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.