Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Feira alemã deve trazer smartphones grandalhões

Aparelhos híbridos de celulares e tablets são esperados na 52ª IFA

Exposição, que ocorre em Berlim nesta semana e na próxima, terá também novidades em computadores e TVs

BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Abre para o público na sexta e vai até 5 de setembro, em Berlim, a 52ª IFA, uma das maiores feiras de eletrônicos da Europa. Último grande evento do setor em 2012, ela deverá atestar a popularização de aparelhos que são híbridos de tablets e smartphones.

Chamados de "phablets" (mistura das palavras "phone" e "tablet"), esses celulares enormes têm telas grandes demais para serem considerados telefones e pequenas demais para serem chamados de tablets.

A Samsung, gigante desse mercado, deverá apresentar a segunda geração do Galaxy Note. A versão atual do aparelho, com tela de 5,3 polegadas, vendeu 10 milhões de unidades no mundo, segundo a empresa.

O Galaxy Note 2, como vem sendo chamado o aparelho, deverá ter tela ainda maior: 5,5 polegadas -duas polegadas maior que a do iPhone 4S, por exemplo. Especula-se ainda que o Note 2 será mais fino que o modelo atual.

A Lenovo deve trilhar esse caminho e anunciar o IdeaTab A2105, dispositivo com Android 4.0 e com tela de cinco polegadas. Deverá funcionar com dois chips telefônicos, o que o tornaria um dos poucos aparelhos potentes do mercado com tal recurso, popular em gadgets baratos.

Apesar de pouco provável, há rumores de que a LG também possa mostrar novidades no segmento. A empresa apresentou em fevereiro o Optimus Vu, com tela de cinco polegadas e proporção 4:3, mas ele não chegou a ser vendido fora da Coreia do Sul.

Sobre a Sony, a expectativa é a de que a empresa apresente o sucessor do Tablet S, que deverá manter o design de revista dobrada e a tela de 9,4 polegadas. As atualizações são esperadas para o processador, que pode ficar mais rápido, e para as medidas do aparelho.

MAIS WINDOWS 8

De olho nas vendas de Natal, os principais fabricantes devem apresentar novidades também em outros segmentos. É esperada uma enxurrada de desktops, notebooks, tablets e dispositivos híbridos com Windows 8, a nova versão do sistema da Microsoft.

Dell, Asus, Toshiba, Lenovo e Sony podem apresentar novidades. Historicamente, a Acer usa a IFA para grandes anúncios. A Intel também estará no evento -mais um indício de novidades em PCs.

Tradicionalmente, é na IFA que também ocorrem lançamentos no universo dos aparelhos de TV. Panasonic, LG e Samsung podem apresentar novidades. A Philips deve apresentar a primeira geração de televisores depois de formar a parceria com a chinesa TP Vision, que agora controla 70% da divisão de TVs da empresa holandesa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.