Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rede 4G é veloz, mas qualidade tende a cair

Tempo para baixar o mesmo arquivo é até quatro vezes menor que no 3G

Ainda fechadas ao público, redes em Campos do Jordão e no Rio foram usadas na experiência da Folha

ALEXANDRE ARAGÃO
DE SÃO PAULO
LUCAS VETTORAZZO
DO RIO

Testes realizados pela Folha em redes 4G, ainda fechadas aos consumidores, de duas operadoras de telefonia mostram que a diferença de velocidade em relação ao 3G é perceptível em uma simples navegação pela internet.

As medidas, no entanto, devem ser vistas com cautela. Conforme os usuários começarem a usar a nova rede, a qualidade tende a diminuir.

Isso porque na tecnologia LTE, a primeira de quarta geração, os aparelhos não têm limite de banda. "É como um passageiro espaçoso em um avião", explica Marcelo Alencar, doutor em engenharia elétrica pela Universidade de Waterloo (Canadá). "Se tiver mais espaço, ele vai usar."

Assim, quando há poucos usuários utilizando o serviço, a velocidade aumenta -e quando há muitos usuários, a velocidade diminui.

"Na medida em que as pessoas começam a comprar equipamentos novos, as taxas vão caindo", diz.

A Folha testou duas redes 4G: uma da Claro, em Campos do Jordão, e outra da Oi, na Futurecom -feira de telecomunicações que aconteceu no Rio na semana passada.

Atualmente, a Claro possui testes em Búzios, Paraty, Campos do Jordão e na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A Oi, por sua vez, realiza ajustes no 4G em uma rede fechada no bairro do Leblon, zona sul do Rio.

RESULTADOS

Durante os testes, foram usados três equipamentos: um modem Huawei E392, um celular Motorola Razr HD e um Samsung Galaxy S 3 LTE -ainda não disponível no país.

Logo de saída, a velocidade de navegação chama a atenção. As páginas aparecem automaticamente, enquanto no 3G o carregamento demora alguns segundos.

A principal vantagem da rede de alta velocidade é a possibilidade de streaming (transmissão em tempo real) de conteúdos pesados, como vídeos em HD. No YouTube, eles carregam sem travar.

A taxa de download mais alta registrada durante os testes foi de 61 Mbps. No 3G, o máximo foi de 3,7 Mbps. Para a medição, foi utilizado o serviço speedtest.net.

Em março, um teste do 4G londrino feito pelo jornal "The Guardian" apontou como pico de velocidade 39,9 Mbps, utilizando o mesmo serviço. Em média, a rede funcionou a 14,4 Mbps.

Nos EUA, teste feito pela revista "PC World" em 13 cidades mostrou que a média da velocidade do 4G era de 7,3 Mbps. Quando começar a funcionar, a rede brasileira tende a ficar mais próxima da realidade desses países.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.