Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aparelhos 4G começam a chegar ao país

Dos principais fornecedores, Motorola e Samsung terão smartphones compatíveis com o sistema ainda neste ano

Otimizado para os EUA, iPhone 5 não funcionará na rede brasileira; problema se repete em outros locais

Com a rede 4G programada para estar disponível em pelo menos seis cidades até abril do ano que vem, as principais fornecedoras de celulares começam a se mexer para lançar aparelhos a tempo.

Até agora, somente a Motorola pôs à disposição um aparelho compatível com a rede, o Razr HD (leia teste abaixo). Um modem 4G da Hawuei também já pode ser comprado na Claro.

Além dessas marcas, só a Samsung confirma um lançamento compatível com o 4G: o Galaxy S 3 LTE deve chegar até dezembro.

Procuradas, Nokia, LG e Sony dizem estudar possibilidades, mas não têm lançamentos confirmados para este ano. As empresas possuem aparelhos compatíveis sendo vendidos em outros países.

A versão do Lumia 900, da Nokia, disponível no mercado americano é compatível com a rede. O design do aparelho, no entanto, é idêntico ao do vendido no Brasil, que não tem 4G. Outros dois lançamentos estão previstos para novembro nos EUA.

A LG, por sua vez, oferece oito opções de celulares com acesso 4G aos norte-americanos. Há alternativas mais baratas, com versões antigas do sistema operacional Android.

Apresentado em janeiro, durante a feira CES -em Las Vegas-, o primeiro celular 4G lançado pela Sony no mercado norte-americano foi o Xperia Ion, que chegou às lojas no fim de junho.

IPHONE 5

Homologado pela Anatel na semana passada e promessa de boas vendas para o Natal deste ano, o iPhone 5 não funcionará na rede 4G implantada no Brasil.

O problema decorre da faixa de frequência reservada no país para o 4G, que atuará na faixa de 2,5 GHz.

A Apple produz três tipos de iPhone 5 -dois otimizados para operadoras dos EUA (AT&T e Verizon) e um para o resto do mundo-, que funcionam somente em frequências que variam de 850 MHz a 1,9 GHz, fora do espectro utilizado no Brasil.

O problema enfrentado no Brasil não é único. Em alguns países europeus, como Espanha, Itália e França, o aparelho da Apple também não será capaz de se conectar à rede 4G -que funciona nesses locais nas faixas de 800 MHz e 2,6 GHz.

(ALEXANDRE ARAGÃO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.