Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teste Folha

Razr HD pode tirar Motorola da sombra de Apple e Samsung

RAFAEL CAPANEMA
DE SÃO PAULO

Ofuscada pela Apple e pela Samsung, a Motorola tem no Razr HD uma boa chance de atrair consumidores que só têm olhos para as atuais líderes do mercado.

O aparelho é rápido, tem bateria que dura mais do que um dia e traz adições benéficas ao Android, embora venha com a penúltima versão do sistema do Google, e não com a mais recente.

Seguindo a atual e aparentemente irreversível tendência para smartphones topo de linha, o Razr HD tem a tela de tamanho um tanto exagerado: 4,7 polegadas. Ainda assim, é possível operá-lo com uma mão só sem correr grandes riscos de distensão muscular no dedão.

Quem prefere um aparelho menor pode considerar outro lançamento da Motorola, o Razr I, com 4,3 polegadas.

O design do Razr HD não é atraente como o do iPhone e o dos aparelhos mais recentes da Nokia, por exemplo, mas sua construção robusta, com revestimento de materiais resistentes como kevlar, impressiona e evoca durabilidade como poucos aparelhos disponíveis hoje.

A Motorola é uma das poucas empresas a seguir uma diretriz introduzida pelo Google no início de 2011: aboliu os botões físicos abaixo da tela do Razr HD em favor de comandos virtuais.

Com resolução bastante alta (720 pixels x 1.280 pixels) e cores vibrantes, a tela agrada. Usuários mais exigentes, porém, devem notar pequenas imperfeições, principalmente na exibição de textos.

Presente em modelos anteriores da Motorola, o recurso Smart Actions, que automatiza configurações de acordo com o contexto, é outro destaque do Razr HD.

É possível optar por ajustes predefinidos, como desligar o toque no trabalho e reduzir o brilho da tela quando a bateria estiver fraca, e criar suas próprias receitas.

Para saber se há notificações, não é preciso ligar a tela: uma luzinha de LED acende e muda de cor de acordo com o aplicativo que quer a sua atenção (verde para o Gmail e azul para do Facebook, por exemplo). Discreta, ela não deve incomodar cônjuges num quarto escuro.

O fato de a Motorola ter sido comprada pelo Google torna mais constrangedor o fato de o aparelho vir com a versão 4.0 do Android, e não com a mais recente, a 4.1 -a empresa promete atualização ainda neste ano.

O Razr HD poderia ser ainda mais veloz se já viesse com o novo Android, que traz melhorias de performance e recursos como o ótimo assistente pessoal Google Now.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.