Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Busca de voz do Google entende bem português

Recurso de nova versão do app para iOS é vantagem sobre Siri, da Apple

Em inglês, novidades incluem linguagem natural e resultados falados, presentes no Siri e no Google Now

DE SÃO PAULO

O Google lançou a versão 2.5 do seu aplicativo de busca para iOS, sistema usado no iPhone, no iPad e no iPod Touch (bit.ly/googleios).

Agora, o app tem um recurso de reconhecimento de voz que entende bem o português -diferentemente do Siri, assistente virtual da Apple, que não compreende o idioma.

Para fazer pesquisas por voz, é só abrir o aplicativo, apertar o ícone de microfone e falar. Uma breve pausa basta para a busca ser realizada.

A transcrição de palavras em português -incluindo nomes próprios- está rápida e precisa. A versão 2.0 já tinha reconhecimento de voz, mas o recurso falhava muito com termos em português. Agora, os erros são poucos.

O app não funciona com mais de um idioma simultaneamente. Para trocar a língua, aperte o ícone de engrenagem e o item "Pesq. por voz".

A nova versão lembra um pouco o Google Now, assistente virtual incluído no Android (a partir da versão 4.1). Alguns resultados são apresentados com um visual diferente. Por exemplo, uma pesquisa sobre clima exibe um painel gráfico com a previsão do tempo para os próximos dias.

Além de entender melhor o português, o novo app oferece um reconhecimento de voz mais rápido e sofisticado.

A busca em inglês permite o uso de linguagem mais natural, como em "what's the weather like tomorrow morning?" (como estará o tempo amanhã de manhã?). "Show me pictures of whales" (mostre-me imagens de baleias) redireciona automaticamente para a busca de imagens.

O aplicativo ainda fala em voz alta resultados para algumas buscas em inglês.

Tanto o uso de linguagem natural quanto os resultados falados são recursos presentes no Google Now e no Siri.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página