Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Google muda sistema de pesquisas no Brasil

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Google lançou na última terça o Painel do Conhecimento, versão brasileira da barra Knowledge Graph, inicialmente introduzida para usuários anglófonos em maio e que exibe informações sobre termos frequentemente consultados no buscador.

A busca por "Garrincha", por exemplo, mostra o nome do jogador, as datas de nascimento e de morte, os cônjuges e as personalidades relacionadas, além de imagens e de uma biografia resumida.

O Google está introduzindo o painel gradualmente. Segundo a empresa, a funcionalidade estará disponível para todos os usuários brasileiros até a semana que vem.

O lançamento ocorreu paralelamente ao das versões alemã, espanhola, francesa, italiana, japonesa e russa. Os dados são oriundos de sites como Wikipédia, CIA World Factbook, o da Comissão Europeia e o do Banco Mundial.

"A ideia é mostrar uma coisa concreta. Se o usuário faz referência a uma entidade do mundo, devemos identificá-la e passar informações sobre ela, que vão além dos resultados orgânicos", disse à Folha Berthier Ribeiro-Neto, diretor do centro de pesquisa da companhia em Belo Horizonte, por telefone.

Há cerca de 500 milhões de referências no novo sistema -entre lugares, organizações, pessoas e obras de arte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página