Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mundo digital - Notas da semana

Galvão digital

Pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, Suíça, estão desenvolvendo um software que poderia substituir narradores de esportes. O programa localiza os atletas no campo por meio de câmeras e três algoritmos de detecção. O primeiro divide o campo em regiões e analisa as chances delas serem ocupadas. O segundo estima a localização dos jogadores, e o terceiro identifica os atletas visualmente. Os pesquisadores agora trabalham para vocalizar o que rola no campo.

//VITÓRIA DO SOFTWARE LIVRE

Na semana passada, uma corte na Alemanha decidiu que usuários de produtos que já vêm de fábrica com software livre podem fazer, instalar, rodar e distribuir modificações dele -uma vitória para a comunidade do software livre. A sentença é o desfecho de uma ação da AVM, uma empresa de roteadores, contra a Cybits, que desenvolve filtros de web e modifica o software baseado em Linux da AVM para que seu programa funcione.

CICLISTA O japonês Masahiko Yamaguchi criou um robozinho, chamado Primer-V2, que se equilibra e pedala uma bicicleta; veja ele em bit.ly/rociclista

Grife O Nest, o termostato inteligente desenvolvido por Tony Fadell (o criador do iPod), teve todas as suas unidades esgotadas em 72 horas. O aparelho, que custa US$ 250, vai ter uma nova fornada apenas no ano que vem. O anúncio foi feito na semana passada pelo próprio Fadell.

Aposentadoria Tudor Brown, presidente e cofundador da companhia de processadores ARM, anunciou que vai deixar o cargo, que ocupava desde 2008, em maio do ano que vem. Brown,52, trabalhava na empresa desde a sua fundação, há 21 anos.

Pendura O governo da Romênia apreendeu os ativos da subsidiária da Nokia no país. A empresa deve cerca de US$ 10 milhões em impostos atrasados. A ação é vista como uma medida de precaução, pois a Nokia anunciou que planeja fechar a fábrica romena.

Atestado de óbito Confirmando a causa para a aposentadoria do Flash para dispositivos móveis, Mike Chambers, engenheiro da Adobe, postou em seu blog: "Dado que um líder do mercado (iOS) barra o Flash, ele não iria a lugar algum perto da ubiquidade da versão para desktop".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.