Índice geral Tec
Tec
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Música na nuvem ganha espaço no cenário nacional

Rdio chega prometendo 12 milhões de músicas; Sonora, do Terra, tem 450 mil usuários e mais de 3 milhões de faixas

Serviços funcionam bem em desktops, smartphones e tablets; apesar de buracos, acervos se completam

LEONARDO MARTINS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ouvir milhões de músicas via streaming no computador com a opção de baixá-las para seus aparelhos móveis, sem gastar muito, já foi sonho distante no Brasil.
Agora, com a chegada do Rdio e a consolidação do formato no Terra Sonora, há opções práticas e com preço honesto para entrar no universo da música na nuvem.
Nos testes realizados pela Folha, os dois serviços se mostraram capazes de substituir o download convencional, mesmo com omissões consideráveis no acervo.
O americano Rdio, que chega ao país em parceria com a Oi, afirma ter mais de 12 milhões de músicas.
Parte delas ainda não está liberada no Brasil, mas a empresa promete, sem definir uma data exata, que todo o acervo disponível nos EUA estará presente no Brasil -desde o início do mês, quando entrou no ar, o site e seus aplicativos do Rdio estão sendo atualizados constantemente.
O serviço fechou parcerias com gravadoras nacionais, como Deck e Som Livre, para abrasileirar a discoteca.
O resultado é uma boa oferta de títulos nacionais dos anos 60 e 70 e um fraco catálogo para quem quer música brasileira mais atual.
E esse é o trunfo do Sonora, serviço criado pelo portal Terra e disponível desde 2006. Há um ano, a ferramenta se adaptou ao formato de streaming e hoje conta com 450 mil usuários pagantes.
Apesar do acervo menor, com mais de 3 milhões de músicas, o serviço é bem adaptado ao público nacional, com opções mais populares, foco em canções dos anos 90 e 2000 e rádios específicas.
O sistema de catalogação e a disposição por gêneros do Sonora deixam a desejar. É comum encontrar obras de Miles Davis na seção rock, enquanto Justin Bieber figura na área dedicada à MPB.
Além da experiência on-line, o Sonora oferece pacotes com a opção de downloads mensais com boa qualidade de áudio e que podem ser transferidos para qualquer aparelho ou software.
Para o usuário, é como se, além da audição via streaming -limitada apenas ao site e a aplicativos do Sonora-, ele pagasse pela compra de um álbum completo todos os meses, sem restrições.
Já o Oi Rdio oferece sistema de sincronia entre aparelhos móveis (smartphones e tablets) e a coleção ouvida no PC. Com apenas dois sistemas de plano, seu valor máximo é de R$ 14,90 mensais.
Os serviços têm aplicativos para Android, iOS e BlackBerry. O Oi Rdio oferece ainda um programa para desktop que substitui o iTunes ou o Windows Media Player.

Colaborou RAFAEL CAPANEMA, de São Paulo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.