São Paulo, quarta-feira, 01 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

No Twitter, Bin Laden vira fã de série nerd

Roteirista britânico espalha boato de que terrorista morto assistia a "IT Crowd" em vídeos encontrados pelos EUA

Depois que falsa notícia foi parar em veículos de comunicação, Graham Lineham admitiu que estava brincando


Divulgação
Elenco da série "IT Crowd"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Vídeos apreendidos no esconderijo de Osama bin Laden, no Paquistão, atestam que o terrorista morto era fã da série nerd britânica "IT Crowd", sobre funcionários da área de suporte de tecnologia de uma empresa.
Inusitado, não? Mas tudo não passou de uma pegadinha que foi levada muito a sério no Twitter.
A brincadeira começou com o comediante irlandês Graham Linehan, roteirista da série. Em seu perfil no microblog, ele postou no dia 7 de maio: "Alguém pode me confirmar que o Osama estava assistindo a "IT Crowd" nesses vídeos caseiros? Incrível se for verdade. Não sei como me sentir".
Ele fazia referência às imagens de Bin Laden em frente a um televisor divulgadas pelo governo dos Estados Unidos no mês passado.
A falsa busca pela confirmação era o início de uma piada que acabava com Linehan se perguntando se o terrorista era um homem realmente mau. "Claramente um monstro. Mas ele era tão ruim assim?", escreveu ele.
Os usuários do Twitter não entenderam e começaram a repercutir a mentira como se fosse verdade. Foi como riscar um palito de fósforo em um galão de gasolina.
Linehan passou a alimentar os rumores com mais posts descrevendo situações improváveis. Ele chegou a afirmar que recebeu um vídeo de um funcionário da embaixada da Irlanda em Washington, no qual Bin Ladden aparecia como espectador de "IT Crowd".
A pegadinha durou dois dias e foi parar em alguns veículos de comunicação. Era hora de parar. Ele fez isso dizendo que Bin Laden era, na verdade, fã de outro seriado nerd, o "Big Bang Theory". Mas atenção: não retuíte isso. (BRUNO ROMANI)



Texto Anterior: Luli Radfahrer: Até tu, Brutus, meu filho?!?
Próximo Texto: Loja de livros tenta promover língua árabe
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.