São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JENS BEST FOTÓGRAFO

Quero proteger o que é público na esfera digital

Alemão deseja mapear casas excluídas do Google Street View para reincorporá-las ao projeto; ideia começou com um tuíte e hoje tem mais de 400 participantes

ALEXANDRE ORRICO
DE SÃO PAULO

O fotógrafo alemão Jens Best quer ir atrás de 10 mil compatriotas que já pediram formalmente que suas casas sejam excluídas do Google Street View.
Segundo a companhia, para respeitar a privacidade dessas pessoas, as construções serão borradas para evitar qualquer tipo de reconhecimento.
Best quer fotografar todas as casas da Alemanha que solicitarem exclusão do serviço, para reconectá-las ao Google Maps e fazer as casas aparecerem novamente no projeto de fotografia panorâmica do Google.
Por e-mail, Best conversou com a Folha sobre o projeto. Leia abaixo os principais trechos da entrevista.

 

Folha - Como começou a ideia?
Jens Best -
Eu acho que o que é público no mundo real deve ser público no mundo digital. Em maio deste ano fiquei revoltado quando políticos e uma parte da mídia começaram uma campanha contra o Street View.
Eles ignoraram o direito de tirar fotos em público. Escrevi um tuíte e a partir daí criei uma lista on-line para agrupar outras pessoas que pensavam que esse é um jeito errado de usar a web.
Eu quero proteger o que é publico na esfera digital.

Você sabe se essa iniciativa é ilegal ou legal? Você não tem receio da reação das pessoas?
No meu entendimento é um direito. Toda pessoa na Alemanha tem o direito de tirar fotos em público.
Muitas pessoas que decidiram borrar suas casas não estão com medo de algo em particular. Elas somente gostam de proibir as pessoas de fazer coisas normais -chame isso de um hábito alemão do passado, mas, para mim, essa é a atitude errada.

Quantas pessoas estão envolvidas no projeto?
Até hoje são mais de 400 pessoas que participam, e eu tenho certeza que esse número irá aumentar quando o Google Street View chegar à Alemanha, em novembro.

O que você diria para alguém que quer deletar sua casa do Street View?
Em primeiro lugar, é apenas uma foto de um momento, do passado, não é vigilância permanente.
Acima de tudo eu acho que, se usarmos a internet de forma responsável e séria, nós podemos adicionar muita informação importante sobre o mundo real, para todos, na web. Não será mais apenas conhecimento de pessoas com poder e dinheiro, poderá ser de todos.

Como você pretende achar as casas borradas, tendo em vista que o Google não tem uma lista ou algo parecido?
Será um processo colaborativo. Muitas pessoas irão gastar algum tempo olhando pelas ruas de suas vizinhanças no Street View e compartilhar o endereço.

Que câmera você usa para tirar as fotos?
É uma câmera digital normal. Nada de especial. Várias câmeras hoje têm GPS e a opção de colocar informações de geolocalização. Depois fazemos o upload da imagem para o Maps e para o Street View via Panoramio.

Já esteve no Brasil?
Não, nunca. Mas definitivamente eu quero ir em algum feriado. Sou um mergulhador apaixonado, e você tem um belo país. Também pretendo conhecer a cena ativista digital do Brasil.

RAIO-X
JENS BEST


PROFISSÃO Fotógrafo e consultor de TI
IDADE 37 anos
ONDE MORA Berlim
SITE www.streetview.mixxt.de

400 pessoas
participam do projeto de Best

10 mil alemães
já solicitaram exclusão de suas casas no Street View


Texto Anterior: Atalho - José Antonio Ramalho: Versões do Windows 7 e suas diferenças
Próximo Texto: Vazamento de imagens indica que serviço estreará logo no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.