São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enquanto não adere a tablets, Asus faz bom netbook

DE SÃO PAULO

Em janeiro, Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, deu uma estocada verbal nos netbooks: "Eles não são melhores do que os laptops em nada, só são mais baratos".
E mostrou ao mundo o iPad, o computador com tela sensível ao toque da Apple -segundo ele, largamente superior aos netbooks em tarefas como navegar na internet e ver vídeos e fotografias.
Até ali, a Apple e Jobs só estavam machucando os netbooks com palavras. Hoje, passados quase oito meses, o iPad já vendeu 3,3 milhões de unidades no mundo todo e começa a ferir os fabricantes de netbooks em alguns milhares de dólares.
Em 16 de agosto, a Asus anunciou que reduzirá para 1,4 milhão de unidades a produção de seus laptops ultraportáteis no terceiro trimestre de 2010 -100 mil a menos do que no trimestre anterior. O motivo da queda? O sucesso do iPad, é claro.
O executivo-chefe da Asus, Jerry Shen, anunciou ainda que a empresa entrará com afinco no promissor mercado de tablets.
Inventora do netbook, a Asus experimentou dezenas de combinações de tamanhos de tela, processadores e sistemas operacionais em uma miríade de modelos lançados a partir de 2007.
E, com o Eee PC 1201T, à venda no Brasil, a Asus chegou a um bom conjunto para quem busca uma experiência mais tradicional de computação portátil, com teclado, touchpad e Windows.
Enquanto a maioria dos netbooks atuais tem tela de dez polegadas com resolução de 1.024x600, o 1201T eleva esses números para 12,1 polegadas e 1.366x768 pixels, respectivamente, enquanto retém duas características fundamentais dos laptops ultraportáteis: o preço relativamente baixo (R$ 1.399) e o pouco peso (1,46 kg).
Um trunfo do 1201T é sua capacidade de executar vídeos em resolução Full HD (1.920x1.080) sem engasgos na bela tela de LED, com ótimo brilho e definição.
O segredo da boa performance é o processador AMD MV-40 de 1,6 GHz em aliança com a placa de vídeo dedicada ATI 3200.

PONTOS NEGATIVOS
Pequeno demais e com o botão duro, o touchpad do 1201T deixa a desejar. Já o teclado, com teclas grandes e bem espaçadas, permite uma digitação confortável.
O sistema operacional do 1201T é o modesto Windows 7 Starter, que não conta com os efeitos visuais das edições mais caras do sistema da Microsoft e inclui a maldosa limitação de não permitir a troca do papel de parede.
(RAFAEL CAPANEMA)

FICHA TÉCNICA
ASUS EEE PC 1201T


SISTEMA OPERACIONAL Windows 7 Starter
PROCESSADOR AMD Athlon Neo Processor MV-40 de 1,6 GHz
MEMÓRIA RAM 2 Gbytes
ARMAZENAMENTO Disco rígido de 250 Gbytes
TELA widescreen de LED com 12,1 polegadas
RESOLUÇÃO 1.366x768
WEBCAM 0,3 Mpixel
LEITOR DE CARTÕES MMC e SD (SDHC)
BATERIA 6 células
PESO 1,46 kg
DIMENSÕES 296x208x33,3 mm
SITE br.asus.com
QUANTO R$ 1.399
AVALIAÇÃO    


Texto Anterior: Teste USP: Roteador é rápido e tem bons recursos
Próximo Texto: Para netbooks: Intel lança chip Atom de núcleo duplo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.