São Paulo, quarta-feira, 01 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

REDEMOINHO

ALEC DUARTE - @alecduarte

O PROBLEMA DA PRIVACIDADE

Se a web é neutra e livre, deveríamos aceitar mecanismos que controlem a quantidade de informação que compartilhamos? É bom pensar nisso, porque diz respeito à nossa privacidade e segurança na rede. Essa será uma das discussões de um evento em Paris entre 7 e 10 de dezembro.
Estabelecer modelos de controle de acesso que garantam a segurança da publicação e da navegação, sem afetar a neutralidade da rede, é um desafio.
A opção por filtros e patamares de acesso parece ser inevitável. E outra coisa: a presença de instâncias pessoais (leia-se perfis em redes sociais) em mecanismos de busca também poderia estar com os dias contados. Veremos.

JORNALISMO
A muitas mãos

A proximidade entre jornalistas, leitores e fontes, propiciada pelas redes sociais, tem favorecido práticas de investigação jornalística e mesmo distribuição de tarefas entre pequenos grupos e profissionais da informação.

MONOCULTURA
Papai não gostou

Quando o criador da web, Tim Berners-Lee, percebe que as redes sociais querem que toda a navegação na rede passe por elas, algo está errado. Sua ira também atinge a Apple, que se acha a única empresa do mundo.

POST DA SEMANA

Tropa de elite 3:
Quem sabe faz ao vivo #rio
@bopefacts



Texto Anterior: Mundo digital/Notas da semana: Guerra dos mapas
Próximo Texto: Nerd feliz
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.