São Paulo, quarta-feira, 02 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Fiz o alerta", diz criador do termo "vírus de computador"

DE SÃO PAULO

"O artigo que escrevi descrevia a série de problemas que poderia resultar do uso malicioso [do vírus], assim como do potencial para o seu uso com fins benéficos", afirma Fred Cohen, que era um pesquisador na Universidade do Sul da Califórnia quando fez os primeiros experimentos científicos com vírus de computadores e meios de defesa contra eles.
Cohen é conhecido por ser o responsável pela definição do termo "vírus de computador" como ele é usada hoje.
Em entrevista à Folha, ele revelou detalhes dos primeiros experimentos com softwares do tipo, apresentados em 1984. "Eu criei o primeiro programa experimental que era efetivamente chamado "vírus de computador" e infectava outros programas", afirma o pesquisador.
Cohen explica que o primeiro vírus criado por ele foi desenhado para não se espalhar sem permissão e para rastrear onde, quando e como ele havia sido distribuído. O primeiro experimento ocorreu no dia 3 de novembro de 1983. "Levei poucas horas para escrever. Nos primeiros experimentos, ele levou menos de uma hora para invadir um computador", conta Cohen.
Para o pesquisador, as ameaças virtuais mudaram substancialmente desde o início de seus estudos. "O número de pessoas com acesso a computadores, motivos, meioss e oportunidades para causar danos cresceu bastante", diz.
Desde então, Fred se dedicou a desenvolver técnicas de proteção para sistemas, fazer consultoria e dar cursos. Atualmente, ele é presidente do Instituto de Ciências da Califórnia e executivo-chefe da sua própria empresa, a Fred Cohen & Associates, que trabalha com entidades governamentais, empresas e organizações sem fins lucrativos na área de segurança da informação.
As publicações do pesquisador podem ser encontradas em bit.ly/fredcohentra balhos. (AD)


Texto Anterior: Prejuízos causados por vírus chegam a bilhões de dólares
Próximo Texto: Pragas virtuais miram celulares inteligentes e tablets em 2011
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.