São Paulo, quarta-feira, 02 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sony mostra sucessor de seu portátil

Nova geração do PlayStation Portable deve chegar às lojas até o final do ano; preço do console não foi revelado

NGP tem tela multitoque e reage aos movimentos, além de contar com duas câmeras e GPS

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma semana depois de a Nintendo ter mostrado ao mundo seu 3DS, a Sony revela a cara e o coração do videogame portátil que vai suceder o PSP. Com codinome de Next Generation Portable (portátil da próxima geração) ou, simplesmente, NGP, o aparelho deve chegar ao mercado internacional até o final do ano -atrasado, portanto, em relação ao Nintendo com tela 3D, que chega neste mês ao Japão e em março se espalha pelo mundo.
O NGP vem equipado com duas alavancas analógicas, abandonando o direcional que causa reclamações dos proprietários do PSP.
A tela, com quase 13 centímetros de comprimento, é multitoque, ou seja, é capaz de detectar mais de um toque ao mesmo tempo. Na parte traseira, há dois touchpads para oferecer ainda mais alternativas de controle aos jogadores. O NGP também incorpora um giroscópio interno, tornando o aparelho sensível aos movimentos.
O aparelho inclui ainda GPS integrado e duas câmeras, sendo uma frontal e outra traseira. Com isso, assim como o concorrente Nintendo 3DS, a máquina consegue rodar games baseados em realidade aumentada.
A mídia utilizada pelo NGP é um cartão próprio, ainda sem nome definido, baseado em memória Flash -ou seja, o cartão ainda grava "saves" e conteúdos adicionais. Outra alternativa é baixar os jogos por meio da internet, incluindo títulos para o PSP. Neste caso, além de se conectar à rede Wi-Fi, a máquina também pode utilizar a rede celular 3G.

TROFÉUS
Talvez uma das novidades mais comemoradas pelos jogadores seja o suporte do NGP aos troféus, sistema de recompensas virtuais bastante popular no PS3, que premia determinados feitos em cada um dos jogos. A lista de troféus, claro, pode ser visualizada por outras pessoas -afinal, que graça teria se não fosse possível exibir aos amigos as suas conquistas?
Outro serviço engenhoso, este inédito, é o Near, que registra a localização do jogador. Com isso, fica possível saber quem está utilizando o Next Generation Portable, qual game está sendo jogado e por aí vai.
Com tantos predicados, porém, uma sombra de mistério ainda paira sobre o NGP, deixando alguns dos jogadores preocupados e cheios de expectativa: o preço. Por enquanto, a Sony ainda não revelou quanto será preciso desembolsar para adquirir o console.


Texto Anterior: Atalho - José Antonio Ramalho: Saiba como evitar problemas causados por programas
Próximo Texto: Inspirado em "Gossip Girl", jogo tem mote de ascensão social
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.