São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novas gerações se esquecem dos blogs

Estudo mostra que a popularidade da ferramenta entre jovens de 12 a 17 anos caiu pela metade em três anos

Fáceis de usar e administrar, redes sociais, microblogs e sites de vídeo estão absorvendo este público


BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Querido diário, você foi abandonado. Ferramenta popular durante a última década, o blog agora perde adeptos entre os mais jovens e passa por uma crise de identidade.
De acordo com dados divulgados no fim do ano passado pelo Pew Research Center, entre 2006 e 2009, a atividade de manter um blog caiu pela metade (de 28% para 14%) entre jovens de 12 a 17 anos dos EUA.
Entre aqueles com idades de 18 a 33 anos, os blogs encolheram 2% entre 2008 e 2010. Em contraste, as redes sociais ganharam mais adeptos desse grupo durante o mesmo período. O aumento foi de 16 pontos percentuais, de 67% para 83%.
Serviços como o Facebook também se mostraram populares no grupo de 12 a 17 anos: 73% disseram ser usuários de redes sociais.
Os números sugerem que muito do conteúdo abrigado por blogs mudou de lugar. Não é mais necessário esse tipo de ferramenta para anunciar ao mundo o que se comeu durante a madrugada um sanduíche de feijão com goibada ou para fazer piadas sobre a última camiseta chocante usada pelo apresentador Fausto Silva.
As redes sociais, incluindo o Twitter, engoliram o aspecto de diário que muitos blogs carregaram durante seus primeiros anos.

FRESCOR
Para Jon Sobel, coeditor executivo da rede de blogs Blogcritics, os blogs perderam o caráter de novidade do seu início, o que empolgaria menos as pessoas.
Mas o ato de blogar segue se reinventando. Opções de expressão on-line não faltam e o blog tradicional dá sinais de transformação, tomando novas formas presentes em formatos como o do Twitter e o do Tumblr.
Já os sites de vídeo, como YouTube e Vimeo, também abocanham um público que já precisou de um blog. Neles, uma câmera substitui a escrita. Segundo o Pew Research Center, sites de vídeo tiveram crescimento entre todos os adultos americanos. O aumento foi de 14 pontos percentuais, de 52% para 66%.

PÚBLICO
Três características parecem comuns às novas formas de blogar: são fáceis de usar, economizam tempo e já vêm com público garantido.
Uma das maiores causas de abandonos de blogs é a falta de audiência. Sobel diz que as pessoas são preguiçosas e ambiciosas demais. Quando elas começam a blogar e a falta de tráfego fica evidente, elas passam a ficar mais realistas sobre o quanto irão ficar com o blog.


Texto Anterior: Canal de TV alemão tem prêmio com foco nos direitos humanos
Próximo Texto: Se liga: Sociais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.