São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Ter diário dá trabalho", diz responsável por rede de sites

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Jon Sobel é coeditor executivo da Blogcritics, uma rede de blogs que pertence ao site Technorati. Na entrevista abaixo, ele fala sobre as mudanças pelas quais passam o blog tradicional e o seu suposto declínio.

 

Folha - Como o blog mudou nos últimos anos?
Jon Sobel
Os blogs se expandiram enormemente, crescendo em números e em propósito, indo do uso pessoal ao uso corporativo e coletivo. Quanto mais pessoas passavam a blogar, mais crescia o potencial para negócios. Blogueiros com um foco específico, como as "mamães blogueiras", podem agora ganhar um dinheiro extra ou receber produtos grátis. Além disso, qualquer um pode ganhar uns trocados usando o AdSense, do Google.
Ao mesmo tempo, há evidências de que nos últimos dois anos os blogs ficaram menos populares entre os mais jovens, que estão mais focados nas redes sociais. Ter um blog, afinal, dá muito trabalho. Você tem que passar um bom tempo escrevendo e ele precisa estar sempre atualizado (poucos dos novos blogs conseguem).

Por que existe o declínio entre os mais jovens? É possível reverter isso?
As pessoas são preguiçosas e ambiciosas demais. É possível que elas estejam mais realistas sobre as suas chances de permanecer em um projeto como um blog. Além disso, a novidade em relação a um blog não existe mais e, para muita gente, blogar não empolga tanto quanto antes.
Já o declínio dificilmente será revertido. A pergunta é: os blogs estão desaparecendo ou mudando para um estágio mais maduro? Acredito nesta última.

Para quem ainda está blogando, qual a motivação para continuar fazendo isso?
Para alguns, são as mesmas razões de quando eles começaram: comunicação, ficar em contato com conhecidos ou manter um arquivo pessoal. Para outros é ambição: eles enxergam o blog como um caminho para coisas maiores. Também tem gente que tem paixão pelo que faz, um interesse continuado ou até uma obsessão pelo assunto do qual trata.

Você acha que o formato tradicional dos blogs (uma faixa de posts organizados em ordem cronológica reversa) vai perdurar? Tem gente que acredita que não...
Sim. Vai durar enquanto os blogs que conhecemos durarem. Se as pessoas querem isso no Facebook, elas querem nos blogs. Um blog no qual você não pode ver os posts mais recentes não é um blog. (BR)


Texto Anterior: Se liga: Sociais
Próximo Texto: Conteúdo do Tumblr é mais consumido
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.