São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aprenda a usar o sistema de publicação WordPress

AMANDA DEMETRIO
DE SÃO PAULO

Das ferramentas disponíveis para publicar textos na internet, o WordPress parece dar mais opções aos usuários. É possível montar desde um simples blog pessoal até um site de notícias, com ares de profissional.
Apenas a versão 3.1 do software WordPress já foi baixada quase 1 milhão de vezes. Conheça as possibilidades da plataforma.

 


CRIAÇÃO
Se você quer montar um blog simples e gratuito, acesse pt-br.wordpress.com e clique em Entre agora. Escolha o nome do seu blog (o formato será sempre nomedo blog.wordpress.com, se escolher o pacote grátis) e preencha o cadastro. É preciso ativar a conta por meio de um e-mail.
Feita a ativação, você vai acessar a área administrativa do seu blog sempre no endereço nomedoblog.wordpress.com/wp-admin. Coloque suas credenciais e terá acesso a uma espécie de grande painel que controla as funções do site.
Se o painel estiver em inglês, vá para o menu Settings e escolha a opção General. Na tela seguinte, mude o idioma para português.
Para começar a publicar seus textos, procure o menu Adicionar novo, abaixo da aba Posts.

TEMA
Chama-se tema a aparência do seu blog, que é mostrada aos seus leitores. Mesmo nos endereços criados gratuitamente, há boas opções para trocar o tema.
Para mudar a aparência do seu blog, vá para o menu Temas na área Aparência, que é exibida na tela de administração do seu blog.
Surgirá uma tela com diversas opções de tema. Clique em Visualizar para ver como ele ficaria em seu blog e Ativar para escolhê-lo.
Ao instalar a maioria deles, é criada uma espécie de submenu na área de Aparência com as opções do tema escolhido -isso evita que o usuário tenha que explorar o código do site para fazer algumas mudanças.
Uma dica essencial: assim que escolher seu tema, estude-o a fundo para saber como ele funciona. Geralmente, os desenvolvedores disponibilizam material sobre o tema.

WIDGETS
Sabe aquelas barras laterais com vídeos, posts de Twitter e os arquivos do blog? Você editará essa seção do seu blog no menu Widgets, na seção Aparência.
Você verá algumas caixas que deverão ser preenchidas. Atente-se: não é só a barra lateral do blog que é editada nessa seção, então podem ser várias caixas.
Geralmente, a caixa apelidada de Sidebar ou de Lateral corresponde à tal barra lateral. Na tela, você verá, à esquerda, algumas opções de widgets que podem ser colocados na barra. Escolha os de sua preferência e arraste-os para dentro da caixa.
Temas mais complexos trazem caixas como a Footer, que corresponde ao texto da parte inferior do blog. É preciso estudar o seu tema e saber como ele funciona.
Um coringa da área de widgets é o que adiciona caixas de texto. Nele, é possível inserir qualquer tipo de texto, incluindo os códigos de incorporação de vídeo e de anúncios.

FOTOS
Para publicar fotos em posts, vá ao post e procure o menu Upload/Inserir (localizado acima da caixa dedicada ao texto do post). Logo a primeira imagem depois do nome do menu é usada para inserir imagens.
Clique na figura e escolha onde quer buscar a imagem: do seu computador, de uma URL ou de sua biblioteca de imagens. Escolha a imagem e espere que ela seja carregada. Clique em Inserir no Post para concluir o processo.

PROFISSIONAL
O WordPress não é só blog. Dá para montar sites de notícia, páginas baseadas em vídeo e portifólios.
Para fazer isso, é preciso gastar dinheiro com a compra um domínio (o endereço da internet do seu site) e um serviço de hospedagem. Em seguida, é só usar o software WordPress como ferramenta de publicação.
Algumas empresas brasileiras que oferecem o pacote domínio-hospedagem são a Hostgator (www.hostgator.com.br) e a Locaweb (www.locaweb.com.br).
Escolhido o nome e adquirido o pacote de hospedagem, é preciso instalar o WordPress - tanto a Hostgator quanto a Locaweb têm atalhos para isso.
Com o software instalado, você pode procurar um tema na internet e instalá-lo no seu site (na versão grátis, é preciso escolher entre as opções já instaladas). Sites como www.premiumwp.com, www.bestwpthemes.com e topwpthemes.com trazem opções pagas e gratuitas. Baixado o tema, será preciso instalá-lo na opção Temas do seu painel.


Texto Anterior: Redes de sites são valorizadas com aquisição
Próximo Texto: Truques para melhorar seu blog
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.